O Estado de S. Paulo incluiu o Rei do Futebol e o tricampeão mundial de Fórmula 1 entre os grandes nomes do esporte brasileiro
O Estadão divulgou um top-5 com os atletas mais importantes da história do Brasil. Com Pelé e Ayrton Senna nas duas primeiras posições, a versão online do jornal incluiu colocou homens e mulheres de distintas modalidades no seleto grupo.
Pelé foi classificado na primeira colocação, com o Estadão qualificando o eterno o Rei do Futebol como ‘o maior embaixador do Brasil mundo afora’. O eterno camisa 10 morreu nos últimos dias de 2022, aos 81 anos de idade.
Senna ficou em segundo lugar. “Ajudou a popularizar o automobilismo no país e deixou uma legião de fãs orfãs após sua morte prematura”, definiu o jornal, sobre o eterno ídolo das pistas cuja partida completou 30 anos no último dia 1º de maio.
Os outros nomes do ranking, além de Pelé e Senna
Em terceiro, o Estadão elegeu Maria Esther Bueno. A ‘Bailarina do Tênis’ obteve vários títulos de Grand Slam nos anos 50 e 60 entre disputas de simples e duplas, tida por muitos como a maior atleta brasileira feminina da história. Faleceu aos 78 anos, em 2018.
Adhemar Ferreira da Silva se tornou o quarto colocado. Primeiro bicampeão olímpico da América do Sul, conquistou a medalha de ouro no salto triplo nos Jogos de 1952 e 1956, se tornando também comentarista esportivo nas décadas seguintes. Morreu aos 73 anos, em 2001.
Por fim, Oscar Schmidt fecha o top-5. Considerado uma das grandes lendas da história do basquete mundial apesar de não ter jogado a NBA, o ‘Mão Santa’ anotou quase 50 mil pontos, sendo um dos maiores cestinhas de todos os tempos.