Philippe Coutinho deu mais um passo para voltar ao Vasco da Gama. Segundo o jornalista Bruno Andrade, do UOL Esporte, o Aston Villa, clube da Premier League que detém os direitos do jogador, trabalha nos bastidores para rescindir seu contrato e deixá-lo livre no mercado.
Com isso, Coutinho ficará livre para assinar com o Cruzmaltino. Seu vínculo atual com o Aston Villa é válido até junho de 2026, ou seja, estaria ligado à equipe inglesa por mais dois anos. Entretanto, ele não está mais nos planos e sua saída será facilitada, já que o time britânico vai acertar as pendências que tem com o meia-atacante brasileiro.
Coutinho sequer foi utilizado pelo Aston Villa na temporada europeia e foi emprestado ao Al Duhail, do Catar, que tinha a opção de renovar o vínculo do jogador, mas isso sequer foi discutido. Segundo a publicação, Philippe Coutinho quer voltar ao futebol brasileiro ainda neste ano e a preferência é o Vasco, time que o revelou.
Coutinho rodou pelo futebol europeu e foi campeão da Champions League
O meia-atacante de 31 anos foi revelado pelo Vasco em 2009 e disputou 43 jogos, com cinco gols marcados, até ser vendido para a Inter de Milão em 2010. Não teve sequência no time italiano e passou por empréstimo ao Espanyol. Retornou à Inter de Milão em 2012 e disputou 19 jogos, com três gols marcados, sendo negociado meses depois em definitivo com o Liverpool.
Foi no clube inglês que Coutinho brilhou no futebol europeu. Foram cinco temporadas e meia nos Reds, sendo titular na maior parte de sua passagem. Foram mais de 200 jogos pelo time inglês, com 64 gols marcados, até ser vendido por 130 milhões de euros ao Barcelona.
Ficou dois anos no clube espanhol, mas não brilhou, sendo cedido ao Bayern de Munique em 2019/20, temporada que terminou como campeão da Champions League. Retornou ao Barcelona, mas em 2021 foi emprestado ao Aston Villa, que o contratou em definitivo em 2022. No ano passado, entretanto, perdeu espaço e foi emprestado ao Al Duhail, do Catar.