País será o primeiro da América do Sul a receber uma edição do torneio mundial; Alemanha, Holanda e Bélgica almejavam a vaga
A Fifa selecionou o Brasil como o país sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A votação aconteceu na madrugada desta sexta-feira (17), em um congresso da entidade em Bangkok, na Tailândia.
Vale ressaltar que esta será a primeira edição do torneio a ser realizado no continente sul-americano. O Brasil já sediou duas copas masculinas, a primeira em 1950 e a segunda em 2014.
Para garantir a vaga, o país disputou com gigantes europeus que também almejavam a Copa do Mundo. Bélgica, Alemanha e Holanda apresentaram suas candidaturas. Já Estados Unidos e México, os grandes favoritos, desistiram da disputa em abril.
Brasil era o favorito
As comitivas dos quatro países apresentaram os seus projetos nesta sexta-feira. O Brasil apostou na sustentabilidade, igualdade de gênero e o crescimento do futebol feminino no país.
Dez estádios foram propostos para o torneio. A final será realizada no Maracanã, palco da decisão das outras duas Copas do Mundo sediadas no Brasil.
Já em relação a votação, o Brasil entrou na disputa como o grande favorito após avaliação de uma comitiva em fevereiro. Desta forma, o país totalizou 119 votos, contra 78 de Holanda, Bélgica e Alemanha.
A última Copa do Mundo de futebol feminino foi realizada no ano passado, tendo a Austrália e a Nova Zelândia como países sede. O título ficou com a Espanha e o Brasil acabou eliminado na fase de grupos da competição.
Estádios da Copa do Mundo Feminina
- Maracanã (Rio de Janeiro)
- Neo Química Arena (São Paulo)
- Mineirão (Belo Horizonte)
- Mané Garrincha (Brasília)
- Arena Pantanal (Cuiabá)
- Arena Castelão (Fortaleza)
- Arena da Amazônia (Manaus)
- Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
- Arena de Pernambuco (Região de Recife)
- Arena Fonte Nova (Salvador)