Gunners necessitam de um tropeço do Manchester City para ter chances de título na última rodada
Buscando quebrar um jejum de 20 anos sem vencer a Premier League, o Arsenal entra em campo no domingo (19) sem depender de si mesmo para levantar o troféu. A equipe comandada por Mikel Arteta precisa ganhar a partida contra o Everton, em casa, e torcer por um tropeço do Manchester City.
Com 86 pontos, os Gunners estão dois pontos atrás do time de Pep Guardiola. A notícia boa para os torcedores do clube de Londres é o saldo de gols superior ao adversário (61 a 60). Sendo assim, o Arsenal será campeão se vencer e o City ficar apenas no empate contra o West Ham.
O último título foi na temporada 2003/04, com Arsène Wenger no comando, quando a equipe que tinha Thierry Henry como o craque terminou a competição sem nenhuma derrota. Desde então, os Gunners bateram na trave algumas vezes e não conseguiram vencer a principal taça da Inglaterra.
Apesar das dificuldades, Arteta acredita no troféu: “A Premier League ainda está à nossa espera no domingo. Tudo pode acontecer. Mas a primeira coisa que temos de fazer é ganhar ao Everton”, disse ele, em entrevista para o jornal Marca, da Espanha.
“Sempre há esperança. Vivi várias situações assim e primeiro é preciso fazer a sua parte, fazer o trabalho. A partir daí, vamos ver o que acontece”, falou em outra declaração.
Todos os jogos da rodada final da Premier League acontecem no domingo (19), meio-dia. O Arsenal joga no Emirates Stadium contra o Everton, enquanto o City encara o West Ham, também em casa.
Arsenal bateu na trave na temporada passada
Em 2022/23, o Arsenal liderou a Premier League por grande parte do tempo e chegou a abrir grande diferença no topo, mas caiu muito de rendimento, perdeu os dois confrontos diretos para o Manchester City e deixou escapar o título que parecia encaminhado.
Nesta temporada, o time comandado por Arteta novamente ficou na liderança por diversas rodadas e competiu de igual para igual com City e Liverpool. Na reta final, a equipe de Guardiola de novo foi melhor e chega na rodada derradeira dependendo apenas de si.