Atual tricampeão da Premier League, o Manchester City está muito perto de fazer ainda mais história e se tornar o primeiro time do futebol inglês a vencer quatro vezes a liga de pontos corridos de forma consecutiva. Em mais uma campanha marcante, a equipe comandada por Pep Guardiola depende apenas de si para levantar o caneco.
Com 88 pontos na tabela, os Citizens precisam de uma vitória simples contra o West Ham, no domingo (19), em casa, para conquistar a taça. Em caso de empate ou derrota, o time azul de Manchester fica na dependência do jogo do Arsenal, que tem saldo de gols melhor e está com dois pontos a menos na tabela.
O Gunners de Londres, por sua vez, dependem de um tropeço do City e uma vitória para erguer a taça da Premier League após 20 anos. Os comandados de Mikel Arteta enfrentam o Everton, também dentro de casa.
Guardiola falou sobre a decisão, em entrevista coletiva: “Eles (jogadores do City) sabem que é vencer ou vencer, caso contrário o Arsenal será campeão”, cravou o treinador espanhol.
Durante a vitória contra o Tottenham, por 2 a 0, nesta semana, o goleiro Ederson sofreu uma fratura no rosto e não estará disponível nos dois últimos jogos do City na temporada.
Portanto, a provável escalação é a seguinte: Ortega; Walker, Ajanji, Rúben Dias e Gvardiol; Rodri, Kovacic e Kevin De Bruyne; Bernardo Silva, Foden e Haaland.
Vale lembrar que, além da última rodada da Premier League, os Citizens têm a final da Copa da Inglaterra contra o maior rival Manchester United, no dia 25 de maio, às 11h (de Brasília).
O histórico Manchester City
Pep Guardiola chegou no clube em 2016 e desde então não para de fazer história. Ele tem a oportunidade de vencer sua sexta Premier League, sendo a quarta de forma seguida.
Além das três taças nos últimos três anos, o treinador espanhol venceu em 2017/18, com 100 pontos, e em 2018/19, com 98.
Em 2022/23, o City se tornou o segundo time inglês a conquistar a tríplice coroa (Champions League, Premier League e Copa da Inglaterra na mesma temporada). A outra equipe foi o Manchester United de Alex Ferguson, em 1998/99.