O jornalismo esportivo do Brasil vive um dia de luto. Os torcedores lamentam as perdas do comentarista Antero Greco, do radialista Washington Rodrigues, o Apolinho, e de Silvio Luiz. O lendário narrador faleceu nesta quinta (16), aos 89 anos, vítima de falência múltipla de órgãos.
Na live Baldasso Sunset Show no canal do YouTube de Fabiano Baldasso no fim da tarde de hoje (16), o jornalista colorado falou sobre Silvio Luiz. Ao mesmo tempo, imitou as suas narrações, mencionando os famosos bordões do histórico locutor esportivo.
Baldasso recordou de quando assistia aos jogos do Campeonato Italiano pela Band nos anos 80. O youtuber se divertia quando o narrador pedia para o saudoso repórter Eli Coimbra passar receitas de bolo quando a partida não estava agradável. “Silvio Luiz é monstro sagrado”, enalteceu.
Baldasso exaltou criatividade de Silvio Luiz
O comunicador gaúcho colocou Silvio Luiz no seleto grupo dos três maiores de todos os tempos da televisão brasileira no ofício.
“O Luciano do Valle e o Galvão Bueno sempre foram tecnicamente os melhores narradores do Brasil. Mas o mais criativo era o Silvio Luiz. Ele não gritava gol. Silvio Luiz era maravilhoso, ele inventou uma forma diferente de narrar, que influenciou muita gente depois”, opinou Baldasso.
O youtuber colorado não ficou em cima do muro e escolheu o seu narrador favorito da TV. “O Luciano do Valle era melhor que o Galvão Bueno na técnica de narração. Galvão Bueno tem um tamanho maior pela Fórmula 1, por um monte de coisa. Mas Luciano do Valle tecnicamente é o maior narrador da história da TV brasileira”, declarou.
Por fim, Fabiano Baldasso também foi questionado sobre Osmar Santos. “Até narrou na TV, mas não era a especialidade dele. Osmar Santos inventou a narração do rádio da forma como ela é hoje. Pra mim, o maior nome da história do jornalismo esportivo no rádio em todo o Brasil é Osmar Santos”, concluiu.