Ex-dono da SAF do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno não colocou o Atlético-MG entre os favoritos ao título da Copa Libertadores da América deste ano. Ele citou Flamengo e Palmeiras, que venceram a taça duas vezes cada um nesses últimos anos.
“Do Brasil, Flamengo e Palmeiras têm equipes fortes e estão bem cotados, apesar dos tropeços do time carioca”, ressaltou o ex-camisa 9, segundo a ESPN.
O Rubro-Negro carioca está ameaçado na fase de grupos da competição e precisa vencer o Bolívar, em jogo que acontece no Maracanã nesta quarta-feira (15). Com quatro pontos, a equipe comandada por Tite está em terceiro, mas depende apenas de si para garantir vaga na fase mata-mata.
Já o Palmeiras de Abel Ferreira está mais tranquilo na competição e briga pelo primeiro lugar geral. O Verdão, que tem 10 pontos e lidera o Grupo F, enfrenta o Independiente del Valle, no Allianz Parque.
Ronaldo ainda apontou outro clube que está forte na briga pelo título: “O River Plate é sempre uma pedra no sapato de qualquer adversário”, afirmou Ronaldo.
O clube argentino, tetracampeão da Libertadores, já tem vaga assegurada na fase seguinte e é o líder geral neste momento, com 13 pontos de 15 possíveis. Vencedor das edições de 2015 e 2018, além de ter sido finalista em 2019, o River busca novamente voltar ao topo da América do Sul.
Domínio nos últimos anos na Libertadores
Não é em vão Ronaldo ter citado Flamengo e Palmeiras entre os favoritos. O clube carioca venceu a competição em 2019 e 2022, enquanto a equipe comandada por Abel Ferreira levou o troféu para casa em 2020 e 2021.
O futebol brasileiro como um todo vive momento de amplo domínio. De 2019 para cá, apenas times do Brasil venceram, com o Fluminense de Fernando Diniz sendo o grande campeão de 2023, em final contra o Boca Juniors, da Argentina.