Apostando em um meio-campo povoado, Tite decidiu voltar atrás logo no primeiro tempo de Red Bull Bragantino x Flamengo. Mesmo que o treinador tenha reconhecido o erro ao colocar Luiz Araújo na vaga de Igor Jesus, Zé Elias reprovou totalmente a mudança tática na equipe, tendo em vista a estrutura dos últimos jogos.
Neste cenário, Zé Elias ironizou ao sugerir que a escalação do Flamengo seja definida por um profissional da ciência. Como Tite fez questão de poupar jogadores nos últimos jogos, a postura do técnico teve ênfase no discurso.
“O Bragantino foi melhor pelo erro do Tite. Ele começa escalando errado. O time entrou de forma errada. Se tem a possibilidade de jogar com De La Cruz e Allan no meio-campo, mantém a estrutura. Põe um ponta de velocidade, Lorran ou Luiz Araújo, deixa o time do jeito que estava jogando. ‘Ah, mas tem que poupar’. Daqui a pouco então vamos fazer o seguinte: coloca um doutor, um fisiologista ou um cientista para escalar o time.”, disse Zé Elias, no Sportscenter, da ESPN.
“O Flamengo não pode estar abaixo do Red Bull Bragantino […] O Tite demorou 45 minutos para entender que o Bragantino pressionava todo mundo e jogava com os zagueiros na linha do meio-campo.”, acrescentou.
Revoltado com a arbitragem, Tite cobrou o uso do VAR no final do jogo. Sem levar em conta o possível pênalti em Luiz Araújo, Zé Elias considera que o comandante do Flamengo deve, antes de criticar a arbitragem, perceber os próprios erros.
“Ele vai querer brigar com o árbitro… pera aí. começa a olhar o que está sendo feito. Nós nos iludimos um pouco com o Campeonato Carioca […] Os jogadores e o elenco que nós tanto falamos estão abaixo do rendimento.”, prosseguiu.
Zé Elias reprova mexidas no Flamengo
Sacando Igor Jesus na primeira etapa, Tite alterou a estrutura tática do Flamengo ao longo da partida. Por conta das mudanças, Zé Elias enxerga que o time não possui uma identidade em campo.
“Ele tirou o Igor Jesus com 36 minutos. O menino estava mal, mas por que não tirou o Gerson, que estava mal? O Allan estava perdido em campo porque não sabia para onde correr. É mexida todo instante, não tem conhecimento porque um dia joga com o Pulgar, outro dia com o Igor Jesus, outro dia com o De La Cruz… nunca se tem referência para os momentos difíceis.”, opinou.