Jakob Ingebrigtsen e os seus seis irmãos buscaram as autoridades da Noruega
O campeão olímpico dos 1500m, Jakob Ingebrigtsen, denunciou o seu pai e treinador Gjert por abusos físicos. A informação foi confirmada pela Polícia da Noruega, nesta segunda-feira (29).
Além do atleta, outros seis irmãos também buscaram meios para expor a violência praticada pelo pai. Os irmãos de Jakob, Filip e Henrik, relataram os abusos sofridos. Vale ressaltar que os dois também atuam no atletismo, tendo conquistado títulos em provas europeias.
“Crescemos com um pai muito agressivo e autoritário, que usou violência física e ameaças como parte de nossa educação. Ainda sentimos uma sensação de desconforto e medo que sentimos desde a infância”, compartilharam os irmãos, em uma coluna no jornal Verdens Gang (VG), da Noruega.
No entanto, a denúncia dos sete irmãos não surtiu o efeito esperado. Segundo a Polícia da Noruega, as evidências foram insuficientes para seis, ou seja, Gjert foi enquadrado por maus tratos a apenas um dos seus filhos.
Acusação de Gjert Ingebrigtsen
O homem foi acusado por manipular os seus filhos, o que inclui insultos verbais, ameaças e agressões físicas. Gjert, que teria agredido o rosto de uma criança com a mão, alega inocência.
“No que diz respeito aos casos arquivados, concordamos que não há provas que provem que Ingebrigtsen cometeu qualquer delito. De resto, Ingebrigtsen contesta a descrição dos factos em que se baseia a acusação e, portanto, não admite a sua culpa”, declarou o advogado do treinador, John Christian Elden.
Jakob Ingebrigtsen faturou o ouro olímpico nos 1.500m, na Olimpíadas de Tóquio, em 2021. O atleta ainda tem o bicampeonato dos 5.000m e duas medalhas nos Mundiais de 1500m.