Neste domingo (14), o Palmeiras, campeão das duas últimas edições, inicia a sua trajetória em mais um Brasileirão Série A. O Verdão estreia na competição diante do Vitória, fora de casa.
Mas, embora o clube paulista viva um de seus melhores momentos da história, sob o comando de Abel Ferreira, o time encontra uma certa dificuldade em estreias de Brasileirão.
Até agora, o técnico português comandou o Verdão em três estreias de Campeonato Brasileiro, com duas derrotas e apenas uma vitória, o que da um aproveitamento de 33,3%. Foram quatro gols marcados e cinco sofridos.
A única vitória foi no ano passado, diante do Cuiabá, em casa. Mesmo assim, não foi uma vitória fácil. O Palmeiras só conseguiu o gol da vitória no segundo tempo, após o adversário ter um jogador expulso.
Nas últimas duas estreias (2021 e 2022), porém, o Palmeiras perdeu. Em 2022, enfrentou o Ceará, em casa, e perdeu por 3 a 2. Por fim, em 2021, aconteceu a derrota mais “aceitável”, quando o Verdão perdeu para o forte Flamengo, fora de casa.
Chama a atenção ter mais derrota do que vitória ou empate porque o Palmeiras do Abel é acostumado a perder pouco. No Brasileirão de 2022, por exemplo, perdeu apenas três jogos, sendo que um foi na estreia.
As estreias do Palmeiras no Brasileirão Série A com Abel Ferreira:
2021: Flamengo 1 x 0 Palmeiras (terminou em terceiro)
2022: Palmeiras 2 x 3 Ceará (terminou campeão)
2023: Palmeiras 2 x 1 Cuiabá (terminou campeão)
Vitória x Palmeiras
As duas equipes se enfrentam hoje (14), às 18h30, no Barradão, pela primeira rodada do Brasileirão Série A. O duelo coloca frente a frente o atual campeão Paulista contra o atual campeão Baiano. Além disso, é o duelo do atual campeão da Série A com o atual campeão da Série B