As águas do Rio Sena se tornaram um verdadeiro obstáculo para a realização de algumas provas dos jogos Olimpícos de Paris. Para garantir a realização do triatlo, por exemplo, o governo francês iniciou uma força tarefa visando a despoluição do local.
Os jogos olimpícos terão o seu início no mês de julho e o tornar o Rio Sena próprio para o banho e nado é um antigo sonho francês. Caso as águas não estejam próprias, algumas provas podem sofrer alterações e até mesmo o cancelamento.
Além do triatlo, a maratona aquática também está ameaçada. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, abordou o assunto e garantiu que o Sena estará despoluído em junho. Por outro lado, a coleta das águas nos últimos seis meses apresentaram indícios de contaminação fecal.
Para embasar o discurso de Hidalgo, o presidente Emmanuel Macron garantiu que iria nadar no Sena. O argumento também foi utilizado pelo ex-presidente Jacques Chirac, que prometeu o mesmo em 1988. O antigo governante francês optou por não se arriscar.
Início das Olimpíadas de Paris
As Olímpiadas de Paris terão o seu início no dia 26 de julho. Os franceses continuam com um árduo trabalho no Sena, visando a totalidade dos jogos.