Após mais uma eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo, a seleção brasileira passa por um período de reformulação, comandada por Dorival Júnior, que estreou no comando técnico no mês passado, em amistosos contra Espanha e Inglaterra.
Agora, a seleção brasileira vai encarar uma competição que historicamente, não é fácil de ganhar. A Copa América terá início no dia 20 de junho de 2024, com o duelo entre Argentina x Canadá. O Brasil, por sua vez, estreia no dia 24 de junho, contra a Costa Rica.
Grupo da seleção brasileira
As 16 seleções da Copa América foram divididas em quatro grupos, onde os dois primeiros de cada grupo avançam às quartas de final. As quarta, semi e final, serão disputadas em jogo único, com disputa de pênalti em caso de empate.
A seleção brasileira está no grupo D, ao lado de Costa Rica, Colômbia e Paraguai. Brasil e Colômbia são as grande favoritas à avançar de fase. A terceira força, que pode surpreender, deve ser a Costa Rica.
Então, o Brasil estreia na competição diante da Costa Rica, depois pega o Paraguai e, por fim, a Colômbia. É importante vencer essas duas partidas para já chegar classificado na última rodada, quando enfrenta o adversário mais difícil.
Jogos da seleção brasileira:
24/06 (segunda) às 22h – Brasil x Costa Rica
28/06 (sexta) às 22h – Brasil x Paraguai
02/07 (terça) às 22h – Brasil x Colômbia
Os grupos da Copa América:
Grupo A
Argentina
Canadá
Chile
Peru
Grupo B
Equador
Jamaica
México
Venezuela
Grupo C
Estados Unidos
Bolívia
Uruguai
Panamá
Grupo D
Brasil
Colômbia
Costa Rica
Paraguai
Sobre a competição
Os maiores campeões da Copa América são Argentina e Uruguai, com 15 títulos cada. Vale lembrar que a Argentina é a atual campeã, chegando no 15º caneco em 2021.
O Brasil, com nove conquistas, aparece em terceiro no ranking de campeões. Para ter noção do equilíbrio da competição, só tivemos um tricampeonato seguido, que foi a Argentina, em 1945, 1946 e 1947. Vale destacar que, no início, o torneio chamava Campeonato Sul-Americano de Futebol.