Thiago Carpini chegou ao SPFC questionado pela sua experiência, mas com o aval de Muricy Ramalho. Em sua primeira semana no comando do time, conseguiu quebrar o tabu de não vencer há nove anos em Itaquera e ainda levantar o troféu da Supercopa do Brasil contra o Palmeiras.
Entretanto, seu desempenho abaixo do esperado no Paulistão, com a eliminação para o Novorizontino, e a estreia com derrota na Libertadores, já ameaçam sua permanência como treinador da equipe.
Durante o programa Tempo Técnico, da BandSports, Jorge Nicola comentou sobre as chances do treinador do São Paulo sair do comando. Em discussão entre os comentaristas, houve um consenso de que o bom desempenho de Carpini depende da presença de Lucas Moura em campo.
Jorge Nicola trouxe alguns detalhes sobre os bastidores do São Paulo: “Pegou mal para o Carpini o Lucas dando instruções para ele. A impressão de dirigentes que o São Paulo tem, tenho uma informação de bastidores importante.
SPFC criou rede de proteção à Carpini?
A impressão de vários dirigentes do São Paulo é que existe uma ‘bolha’ em volta do Carpini. Os jogadores o defendem porque têm um acesso muito grande a ele”.
Os comentaristas discutiram se as dicas de Lucas Moura para Carpini eram apenas ações para acrescentar o que denotaram como um “treinador inexperiente que nunca treinou um time de Série A, nunca jogou uma partida de Libertadores”.
Para Nicola, o contexto acaba prejudicando Carpini por conta do desempenho abaixo do esperado e conta de forma negativa, que ainda afirmou:
“Você pode ter certeza de que, se o São Paulo tivesse ganhado e Lucas tivesse dado dicas, isso teria sido bem avaliado. Não, tem esse contexto e acaba acontecendo o contrário, especialmente porque Lucas é um dos que mais defende a permanência de Carpini”.