Finalistas em seus estaduais, Flamengo e Palmeiras foram eleitos por Vampeta como os principais times do Brasil na atualidade. Apesar da missão complicada de atingir um patamar bastante elevado, o ex-jogador enxerga que a tarefa mais difícil é se manter no topo. Isso porque os demais clubes do país almejam tomar o posto e estabelecer uma nova hegemonia em campo.
“É difícil ganhar todo ano. Quanto mais você ganha, mais os caras ficam de olho para tomar seu título. Quais os times a serem batidos hoje no futebol brasileiro? Palmeiras e Flamengo. Todos que vão jogar, jogam com outros olhos.”, afirmou Vampeta, no Canelada, da Jovem Pan.
Além de Palmeiras e Flamengo, Vampeta enfatizou o crescimento de Fortaleza e Bahia. Totalmente organizados, as equipes do Nordeste ganharam importância no mercado da bola, algo visto em transferências envolvendo Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Marinho, Santos e outros nomes.
“Hoje, as equipes do Nordeste e Norte contratam jogadores (importantes). O Bahia com a SAF e o Fortaleza organizado, tem jogadores que deixam de jogar no Sul e Sudeste para ir para lá. Globalizou. A Copa do Nordeste é uma das maiores audiência nos canais Disney.”, prosseguiu.
Vampeta valoriza importância dos estaduais
Ainda que calendário seja desgastante, Vampeta não defende o fim dos estaduais. Relevante para times menores, que conseguem alavancar as receitas, os torneios regionais, na percepção do comentarista, reservam a única oportunidade de título para parte dos clubes que estão nas Séries A e B do Brasileirão.
“Se pegar os 20 times da Série A e os 20 da Série B, tem a final Vila Nova x Atlético-GO. Se o Atlético-GO for campeão, é o que vai ganhar no ano. O Vitória, se ganhar o Ba-VI, é o título que tem. O Bahia tem a possibilidade de chegar mais longe na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, mas não aponto chegando para ganhar o Brasileiro.”
“O Athletico pode conquistar a Sul-Americana, já ganhou o estadual. Para algumas agremiações, o estadual é o que tem no cardápio do ano.”, analisou.