O Grêmio derrotou o Juventude por 3 a 1 na Arena neste sábado (6), conquistando um histórico heptacampeonato estadual. Gilberto abriu o placar para a equipe caxiense na final do Campeonato Gaúcho, enquanto Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes viraram a partida, sacramentando o título tricolor.
Pela segunda vez na história, o Imortal consegue a marca no Gauchão de sete títulos seguidos, repetindo o ano de 1968. Com a atual hegemonia, os torcedores do Grêmio vivem a expectativa de igualar um recorde que pertence ao seu maior rival.
Logo após o hepta de 1968, o Internacional iniciaria a sequência de oito conquistas seguidas na época da inauguração do Beira-Rio entre 1969 e 1976, proporcionando o octacampeonato gaúcho com o histórico esquadrão de Falcão, Figueroa, Valdomiro e o técnico Rubens Minelli.
Portanto, na próxima edição do Gauchão em 2025, os torcedores do Grêmio podem presenciar o Tricolor Gaúcho repetir o feito colorado e conquistar pela primeira vez o octa. A sequência gremista começou em 2018.
Diferença do Internacional para o Grêmio despencou de nove para dois estaduais
Curiosamente, o Internacional vinha de um hexacampeonato entre 2011 e 2016, com o Novo Hamburgo celebrando o título gaúcho em 2017, antes do Grêmio iniciar a sua hegemonia.
Com a conquista de hoje (6), o Grêmio chegou ao seu 43º título gaúcho. O Internacional ainda tem mais taças estaduais, mas vê o rival diminuir a diferença a cada ano. 45 vezes campeão, a distância agora apenas é de dois Gauchões a favor do Colorado. Em 2016, ano do último título rubro, o Internacional chegou a ter nove estaduais a mais.