O Tricolor porto-alegrense começou mal, sofrendo um gol logo cedo, porém, conseguiu se recuperar e conquistar o título do Campeonato Gaúcho
Neste sábado, o Grêmio entrou em campo na Arena contra o Juventude buscando uma vitória para conquistar o título do Gauchão 2024 e manter a hegemonia no estado do Rio Grande do Sul.
Após o empate em Caxias do Sul, o Grêmio entrou em campo com uma postura diferente, procurando mais o ataque e escalando o que tinha de melhor, tendo poupado todos os titulares no meio de semana contra o The Strongest, pela Copa Libertadores.
Do outro lado, o Juventude de Roger Machado esperava repetir contra o Grêmio o mesmo que havia feito contra o Internacional há algumas semanas, quando empatou em casa e venceu nos pênaltis em Porto Alegre. Porém, para isso, teria que segurar o potente ataque do Tricolor.
Como foi o jogo entre Grêmio e Juventude no Gauchão 2024?
O jogo começou muito movimentado. Logo aos 5 minutos, o Juventude aproveitou bobeada do Grêmio, Lucas Barbosa dividiu com o goleiro Caíque e a bola sobrou para Gilberto, que mandou para o gol e abriu o placar, 1 a 0.
Após sofrer um gol tão cedo, o Grêmio ficou visivelmente atrapalhado por alguns instantes. O Juventude aproveitou isso para chegar novamente aos 6 minutos, quando Jean Carlos mandou uma bomba da entrada da área e Caíque teve que se atirar para espalmar para longe.
Aos 8 minutos, o Grêmio conseguiu chegar pela primeira vez, Diego Costa cruzou na área e Cristaldo bateu direto, acertando próximo a trave, mas mandando para fora.
O Grêmio continuou atacando, pressionando o Juventude e procurando o gol. Enquanto isso, o adversário tentar manter a bola sobre controle.
Após muito pressionar, o Grêmio chegou ao gol aos 42 minutos. Cristian Pavón cruzou pela direita e a bola caiu no peito de Cristaldo, que dominou dentro da pequena área e bateu no cantinho, empatando o jogo, 1 a 1.
No minuto seguinte, o Grêmio chegou novamente. Aproveitando-se da confusão na defesa do Juventude, Cristaldo passou para Diego Costa e o atacante avançou na intermediária, batendo dali mesmo e contando com desvio no defensor adversário para ir morrer no cantinho, 2 a 1.
Após a virada no final do primeiro tempo, o Grêmio veio para o segundo procurando garantir a vitória. Logo aos 2 minutos, Diego Costa recebeu de Pavón e bateu pra fora, errando o alvo, mas assustando o adversário.
O Juventude tentava encontrar uma oportunidade para marcar, mas o Grêmio controlava bem o meio-campo. Aos 15 minutos, Gilberto tabelou com Rildo na esquerda e bateu dali mesmo, com a bola passando próximo à trave.
Aos 22, o Grêmio chegou novamente com Cristaldo, o grande destaque do Tricolor no jogo. O meio-campista argentino pegou de primeira na marca do pênalti e Gabriel defendeu, mandando para escanteio.
O Juventude respondeu em seguida. Aos 26, Nenê cruzou pela esquerda e Geromeu desviou para trás, assustando Caíque, que agarrou firme.
O Grêmio apostava nos contra-ataques para ampliar a vantagem e conseguiu isso aos 42 minutos, quando Diego Costa recebeu na intermediária, protegeu da bola e rolou para Nathan Fernandes, que vinha pela esquerda. O jovem recebeu sozinho e bateu de esquerda no cantinho, 3 a 1 para o Tricolor.
Com uma boa vantagem, não dava tempo para mais nada e o Grêmio garantiu o título na Arena, vitória sobre o Juventude e campeão do Gauchão pela sétima vez consecutiva.