Abel Ferreira x Fábio Carille chegarão a seu terceiro confronto da temporada no domingo (07). O primeiro duelo, ainda na fase de grupos do Paulistão, o Palmeiras venceu por 2 a 1 no Allianz Parque. Entretanto, a primeira partida da final do estadual, na Vila Belmiro teve vantagem de 1 a 0 do Santos. O treinador português terá que enfrentar um rival que sabe o que é vencer um tricampeonato Paulista.
Abel Ferreira x Carille no Paulistão
Desde sua chegada em 2020, Abel Ferreira já disputou quatro finais do Paulistão. Na sua primeira decisão estadual, na temporada de 2021, o São Paulo venceu o confronto e deixou o Alviverde sem o título. Entretanto, em 2022, contra o mesmo rival, apesar da vantagem do Tricolor por 3 a 1 na primeira partida, o Palmeiras teve uma atuação digna de almanaque, vencendo no global por 5 a 3.
Em 2023, o Palmeiras foi superado pelo Água Santa por 2 a 1 na primeira partida da final, mas no Allianz Parque o Alviverde venceu por 4 a 0, levando o global por 5 a 2. Cabe mencionar que, no estadual de 2022 e 2023, o Verdão estava invicto até perder o primeiro jogo da final. Uma situação exatamente igual à de 2024, cabe saber se Abel Ferreira repetirá o feito em casa.
O técnico português busca seu tricampeonato no Campeonato Paulista com o Palmeiras. Este feito já foi conquistado por Fábio Carille, o treinador que terá que enfrentar para conseguir o recorde. O treinador do Peixe conseguiu três títulos estaduais em 2017, 2018 e 2019 pelo Corinthians.
Em 2017, quando Carille dirigia o Corinthians, o treinador venceu a Ponte Preta por um placar agregado de 4 a 1 para faturar seu primeiro estadual no Timão. Por outro lado, em 2018, o comandante venceu o Palmeiras nos pênaltis, treinado na época por Roger Machado. Finalmente, para conquistar o tricampeonato do Paulistão, o técnico superou o São Paulo em placar agregado de 2 a 1.