PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Cargo ocupado por Leila Pereira na seleção brasileira passou por mudanças

Cargo ocupado por Leila Pereira na seleção brasileira passou por mudanças

Presidente do Alviverde recebeu convite de Ednaldo Rodrigues para colaborar com a Amarelinha na última Data FIFA

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.
Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues em Wembley antes da partida contra Inglaterra (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)

Leila Pereira e Ednaldo Rodrigues em Wembley antes da partida contra Inglaterra (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)

Na última Data Fifa quando a seleção brasileira enfrentou Inglaterra e Espanha, os torcedores do Palmeiras viram não apenas a convocação de Murilo e Endrick, mas também de Leila Pereira.

A mandatária do Alviverde fez história por a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de delegação da seleção, um cargo que passou por mudanças ao longo de sua história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Leila Pereira divergiu de seus antecessores no cargo na seleção brasileira

A posição de chefe de delegação da Amarelinha normalmente é papel simbólico durante as partidas do Brasil fora do território nacional. Última a exever o papel, Leila Pereira teve certo destaque por fazer uma manifestação pública sobre os casos de Daniel Alves e Robinho, condenados por estupro, enquanto a CBF não havia se posicionado.

Normalmente, quem atua como chefe de delegação acompanha treinos da seleção brasileira e representar a entidade em encontros programados com dirigentes de outras federações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O cargo costuma ser utilizado por presidentes de clubes, sempre após convite do presidente da CBF. A ideia é de que a função simbólica seja utilizada para estreitar as relações, como uma forma de ‘agrado político’ da entidade.

Alguns nomes famosos no futebol brasileiro também exerceram a posição delegada a Leila Pereira na última Data Fifa. Castor de Andrade (mandatário do Bangu), Paulo Machado de Carvalho (presidente do São Paulo), Eurico Miranda (então presidente do Vasco), Andrés Sanchez (ex-presidente do Corinthians), Mustafá Contursi (ex-dirigente do Palmeiras) estão entre cartolas precediram Leila Pereira no cargo.

Apesar de o cargo ser ocupado com frequência por dirigentes ligados a clubes, durante a Copa do Mundo do Qatar, a posição foi ocupada pelo próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

PUBLICIDADE

Também há casos de convites a quem não está no futebol, como foi com João Doria, governador de São Paulo na época de 2015. Dória ocupou a posição durante a participação da seleção brasileira na Copa América desse ano, por convite feito pelo então presidente da Confederação, Marco Polo del Nero.

PUBLICIDADE

Finalmente, o cargo ao qual Leila Pereira recebeu o convite na última Data FIFA, já foi mais importante. Entre 1958 e 1962, Paulo Machado de Carvalho foi responsável pelo planejamento que rendeu o bicampeonato mundial, enquanto Arnaldo Guinle teve a responsabilidade de atuar como presidente da ententidade durante o Campeonato Sul Americano de 1919.

Better Collective