Home Extracampo Palmeiras vai ao STJD e pede punição a John Textor por falas sobre Brasileirão

Palmeiras vai ao STJD e pede punição a John Textor por falas sobre Brasileirão

Verdão cobra no tribunal de Justiça Desportiva uma penalização ao proprietário da SAF do Botafogo por declarações sobre manipulação nas últimas edições de Campeonato Brasileiro

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, durante entrevista coletiva no início de 2024. (Créditos: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, durante entrevista coletiva no início de 2024. (Créditos: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras se movimentou nos bastidores e entrou com ação no STJD pedindo punição a John Textor. Na noite da última segunda (1º), o dono da SAF do Botafogo afirmou que o Verdão foi beneficiado por manipulação de resultados nas duas últimas edições do Brasileirão, mas não apresentou provas disso.

De acordo com informações do portal ge.globo, o pedido do clube alviverde é de que John Textor seja punido financeiramente e suspenso por um período relativo a cada declaração contra a equipe paulista. Por enquanto, o órgão máximo da Justiça Desportiva ainda não tinha emitido uma decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A ação do Palmeiras no STJD dá prosseguimento à polêmica envolvendo o estadunidense após a dsputa do Brasileirão Série A 2023.

Pouco depois do dono da SAF do Glorioso afirmar ter provas de manipulação nas duas últimas edições do campeonato, sem de fato apresentar essas provas até o momento, o Alviverde divulgou nota em quem chama o estadunidense de ‘caricato’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda segundo o ge.globo, o departamento jurídico do Palmeiras vem montando uma estratégia contra Textor desde março. Conforme declarando pelo dono da SAF do Botafogo nos últimos meses, a intenção é de levar o caso à Justiça Comum e não ao STJD, da Justiça Desportiva.

Além de ação do Palmeiras no STJD, São Paulo e Fortaleza se pronunciaram sobre declarações de John Textor

O pedido do Verdão na Justiça Desportiva não foi a única consequência das falas do dono da SAF do Botafogo. O SPFC e o Leão do Pici também se manifestaram com críticas ao estadunidense, prometendo tomar as medidas legais cabíveis.

Segundo a versão de John Textor, jogadores do São Paulo e do Fortaleza teriam apresentado comportamentos suspeitos nos jogos contra o Palmeiras no Brasileirão de 2023 e de 2022, respectivamente.

PUBLICIDADE

O Palmeiras entrou na mira de John Textor por conta da disputa do título da última edição do Campeonato Brasileiro. Após um primeiro turno histórico, o Glorioso não conseguiu manter a liderança e acabou sendo superado pelo Verdão, que ficou com a taça.

PUBLICIDADE
Better Collective