O comentarista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, disse em sua coluna do UOL Esporte que o confronto entre Palmeiras x Santos na final da Copa do Brasil de 2015 mudou a história dos dois clubes.
Segundo ele, a partir dali, o Verdão avançou para uma série de conquistas, enquanto o Santos, a partir do ano seguinte, sucumbiu.
“A fronteira do sucesso do Palmeiras é a decisão da Copa do Brasil de 2015”, iniciou PVC sobre o primeiro título do Palmeiras na história do Allianz Parque.
“Um grito de libertação palmeirense, o primeiro troféu da era Allianz Parque, com Dudu heroico e autor dos dois gols do triunfo por 2 x 1. Até 2016, ano da última taça, o Santos tinha oito anos seguidos em primeiro ou segundo lugar no estadual. Nos oito seguintes, nenhuma final”, seguiu PVC, que citou o ano o de 2016, quando o Santos chegou à final e foi campeão paulista pela última vez ao bater o Audax.
O Palmeiras, agora com Abel Ferreira, bateu em 2024 um recorde que não tinha desde a temporada 1996: chega à quinta final de Paulistão consecutiva.
“O Palmeiras chega pela quinta vez consecutiva entre os dois melhores”, lembrou PVC.
“Não acontecia isso desde 1996, quando não houve final, mas o jogo do título foi contra o Santos, no Parque Antarctica.”
Finais de Paulista entre Palmeiras x Santos
Palmeiras x Santos se enfrentaram em jogos finais de Campeonato Paulista quatro vezes, sendo duas finais e dois “jogos de título”, conforme lembrou o próprio PVC. Em finais propriamente ditas, o Palmeiras venceu o Santos em 1959, após três jogos, e o Santos bateu o Palmeiras em 2015 – mesmo ano da final da Copa do Brasil, mas meses antes.
Em jogos de título, o Santos venceu o Palmeiras por 3 a 1 em 1968 e se sagrou campeão. O Palmeiras, por sua vez, derrotou o Peixe por 2 a 0 em 1996 e confirmou o título.