Endrick foi promovido ao elenco profissional do Palmeiras no final de 2022, contribuindo para a conquista do Campeonato Brasileiro daquela temporada. No início de 2023, o atacante foi titular no Paulistão, estufando as redes apenas nas partidas das finais estaduais e recebendo cobranças. Logo, Abel Ferreira deixou o jogador como reserva até o final do Brasileirão, atitude recriminada por torcedores e mídia esportiva, Mauro Cezar usou o exemplo para alertar Dorival Júnior.
Mauro Cezar detona Abel Ferreira por conduta com Endrick
Mesmo com as cobranças constantes dos torcedores, o treinador português do Palmeiras deixou o camisa 9 como reserva durante a maioria da temporada 2023. Em momento atual impressionante, na temporada 2024, Endrick tem sido titular absoluto no Alviverde, contribuindo com a classificação para a final do Paulistão e com boas participações na seleção brasileira.
Atualmente, Endrick não é titular na seleção brasileira, atitude recriminada por Mauro Cezar. Durante o programa Posse de Bola do Portal UOL, o comentarista esportivo explicou melhor a sua decisão: “Há quem ainda consiga elogiar o treinador, lembrando que ele poderia ter sido aproveitado antes. (…) Poderia ter conquistado mais títulos se o rapaz fosse mais utilizado”.
Mauro Cezar afirma que tanto Endrick como Flaco López foram subaproveitados por Abel Ferreira em 2023, ambos tiveram gols decisivos no final dos jogos que contribuíram com o Brasileirão da temporada passada. Logo, na sua opinião, ambos os atacantes poderiam ter rendido mais títulos para o Palmeiras se o treinador os acionasse antes.
Finalmente, Mauro Cezar alerta Dorival Júnior sobre o status de reserva na seleção brasileira: “Ele deveria esquecer esse negócio de Raphinha. Como gostam do Raphinha, esses técnicos, pelo amor de Deus. Tem que ser o Endrick com os dois na ponta; Rodrygo e Vinícius. (…) O que fez o Abel Ferreira, Dorival não deve cometer o mesmo erro que é não dar a camisa titular para o Endrick”.