O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso nesta segunda-feira (25) por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem), e agora deve entrar com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, para tentar reverter a decisão.
Em uma apuração da ESPN, a defesa do atleta, junto com o Flamengo apresentaram um recurso pela defesa de Gabigol, ao tribunal europeu, que é a máxima instância da Justiça desportiva no mundo.
No caso de o recurso ser aceito, a CAS marcará uma data para o julgamento, que vai determinar se a penalização de Gabigol seguirá valendo, será derrubada ou ainda poderá ser aumentada.
Portanto, se o tribunal suíço levar o caso a julgamento, há três possibilidades que podem acontecer: suspensão ser derrubada, suspensão ser mantida até abril de 2025, suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping.
Flamengo não vê com otimismo a reversão da punição
Ainda conforme a ESPN, o Rubro-Negro não vê o caso com otimismo, mas vai apoiar a tentativa de reversão na Suíça.
Como mostrou a ESPN, o atacante do Flamengo já não pode treinar com o time carioca ou até mesmo frequentar o Ninho do Urubu, e isto já está valendo a partir de hoje.
Sobre a pena imposta, começa a valer retroativamente a partir de abril de 2023, quando aconteceu a tentativa de fraude no exame, e será válida até abril de 2025.
Por fim, O Flamengo acreditava na absolvição de Gabigol, mas o julgamento terminou com o jogador suspenso por dois anos.