A notícia do jornalista Rodrigo Mattos, de que o Flamengo quer construir um estádio próprio para 75 mil pessoas, foi aprovada pelo comentarista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, em sua coluna do UOL Esporte.
Ele disse que esse é o limite ideal e que o clube não precisa de um estádio para 100 mil, como vários torcedores esperavam.
PVC deixou claro que o Flamengo tem potencial para aumentar sua média de público e, por isso, deve pensar em expandir o seu futuro estádio posteriormente. Ele lembrou que a Premier League prefere manter os estádios cheios, mas com capacidades menores que anteriormente.
“É possível subir o público e o Flamengo tem potencial para 100 mil espectadores. Passo a passo. O exemplo é sempre a Premier League.
Depois da reforma do futebol inglês, as medidas de combate à violência fizeram os palcos diminuírem de tamanho, para aumentar a segurança”, escreveu PVC, que lembrou a redução do Old Trafford, do Manchester United, de 77 mil para 68 mil espectadores.
No Brasil, a maior média de ocupação total do estádio é do Palmeiras, no Allianz Parque, com 83%. Por isso, pensando em uma casa cheia, o ideal para PVC é que o Flamengo construa um estádio com capacidade menor para mantê-lo lotado e posteriormente expandi-lo
PVC acredita em média maior que o recorde mundial
A maior média de público do mundo, há anos, é do Borussia Dortmund, atinge 80 mil torcedores por partida. Para PVC, o Flamengo tem potencial para bater esse recorde.
“O Flamengo precisa, hoje, de um estádio pouco maior do que o Maracanã: 75 mil lugares. É justo. E planejamento para subir esse palco para alcançar 100 mil pessoas, quando o clube atingir média superior a 90 mil por jogo”, disse PVC.:
“Significará ultrapassar o Borussia Dortmund, que recebe 80 mil por partida, a maior média do planeta. O Flamengo pode. Com planejamento muito detalhado.”, concluiu.