O Corinthians teve seus adversários de chave na Sul-Americana definidos na noite da última segunda (18). No Grupo F, o Timão terá pela frente Argentinos Juniors, Racing (Uruguai) e Nacional (Paraguai).
Cabeça de chave, o clube do Parque São Jorge viu logo de cara o ‘Bicho Colorado’ ser sorteado pelo pote 2. Assim, Corinthians e Argentinos Juniors voltam a se encontrar um ano depois de integrarem o mesmo grupo na Libertadores.
Na competição da temporada passada, o Argentinos levou a melhor, empatando em casa e vencendo na Neo Química Arena, sendo importantes para a eliminação dos paulistas na fase de grupos.
Nesta temporada, o Argentinos Juniors ocupa a quinta colocação do Grupo A na primeira fase do Campeonato Argentino, somando 18 pontos em dez jogos, por conta de vitórias, três empate e duas derrotas. Destaque da equipe em 2023, Federico Redondo foi negociado junto ao Inter Miami.
Outro adversário do Corinthians na Sul-Americana será o Racing, do Uruguai. O clube alviverde não está em grande momento no campeonato do futebol uruguaio e ocupa somente a nona colocação, conquistando quatro pontos em cinco jogos, que resultam de uma vitória, um empate e três derrotas.
A equipe uruguaia atualmente tem Eduardo Spindel como técnico e repercutiu nos últimos dias por conta de um torcedor acertar uma pedrada em um membro da arbitragem em jogo contra o Peñarol.
Além disso, o Bayern de Munique é um dos donos da ‘La Academia’, alcunha do clube uruguaio, que também foi o adversário do Timão na estreia de Ronaldo na Libertadores de 2010.
Por fim, o Nacional do Paraguai fecha o grupo do Corinthians na Sul-Americana de 2024. A equipe paraguaia chega na competição vinda da fase eliminatória da Libertadores, onde eliminou o Atlético Nacional, da Colômbia, mas acabou caindo para o Palestino, do Chile.
No momento, ‘El Tricolor’ vive situação complicada no Campeonato Paraguaio e ocupa a lanterna, com somente cinco pontos. Em nove jogos na competição, o Nacional teve uma vitória, dois empates e seis derrotas. Atual treinador, Juan Pumpido, de 41 anos, enfrenta intensa pressão.
Além de ser o concorrente no Grupo F da Sul-Americana que passa por pior cenário em sua liga local, ‘El Tricolor’ também resgata boas lembranças do Corinthians.
O clube paraguaio esteve no caminho da equipe do Parque São Jorge na campanha da Libertadores de 2012, quanto o Corinthians foi campeão invicto e ainda levantou o título do Mundial ao final do ano.
Concorrentes no Grupo F da Sul-Americana, Corinthians e Argentinos Juniors estão com relação estremecida
Os dois clubes voltam a se enfrentar em uma competição internacional nesta temporada, depois de duelarem na Libertadores em 2023. Porém, o grande torneio do futebol sul-americano não foi a única disputa entre o ‘Bicho Colorado’ e o Timão.
Em fevereiro deste ano, o Corinthians foi condenado pela Fifa por uma dívida de cerca de R$ 17 milhões à época. A quantia a pagar é relativa a uma parcela da compra de Fausto Vera, negociada em julho de 2022. No período da condenação da Fifa, o presidente do Argentinos Juniors chegou a declarar que o Timão “é uma vergonha”.
Tal questão foi foco de pergunta ao mandatário do clube do Parque São Jorge após o sorteio da Sul-Americana na última segunda (18). Augusto Melo afirmou que essa dívida, que pode virar um transfer ban, está no departamento jurídico e sob controle, possivelmente com prazo para ser resolvida até junho.