Daniel Alonso, ‘delegado’ da liga espanhola em solo brasileiro, respondeu sobre as consequências dos episódios de discriminação na marca
A crescente repercussão dos casos de racismo no Campeonato Espanhol foi assunto durante evento nesta segunda (11). A equipe do Torcedores.com esteve presente no ‘LaLiga Extratime’, realizado na Câmara do Comércio Espanhol, em São Paulo-SP, no qual o representante da liga espanhola no Brasil avaliou o impacto dos episódios de discriminação, assim como a importância das respostas.
“Obviamente impacta. Impacta e muito, porque para a gente é um tema muito sério”, iniciou o representante da La Liga ao ser questionado sobre o tema.
“Não dá para tirar o que aconteceu, mas eu vou ser sincero. Eu acredito que foi, dentro do ruim, do sucesso, acabou sendo positivo para realmente transmitir o que a gente vinha fazendo, o trabalho que a gente vinha fazendo, colocar esse valor e melhorar, melhorar isso e conscientizar a sociedade”, avaliou Daniel Alonso.
Conforme aponta o ‘delegado’ da La Liga no Brasil, a visibilidade do futebol pode ser usada combater os casos de racismo e demonstrar que não há mais espaço para isso na convivência entre as pessoas.
“Quer dizer, não é só uma mudança que a gente tem que fazer, é uma mudança da sociedade. No que a gente tem que ser um exemplo, no que a gente tem que ser um motor dessa mudança. A gente fala bastante disso e a gente está acostumado a ser. Só que demora”, declarou Daniel Alonso.
“A gente tem que colocar tudo que está na nossa mão para tirar qualquer caso de xenofobia, ódio, discriminação, do futebol. A gente está fazendo isso. A gente está ajudando no caso Vinícius (Júnior) ou qualquer jogador que sofre qualquer caso de discriminação na Espanha”, explicou o representante da La Liga no Brasil, indicando que a organização coloca recursos à disposição para denunciar os casos.
Representante da La Liga reconhece que casos de racismo ‘atrapalharam’ planos para a marca
Apesar de demonstrar que os episódios de discriminação ocorridos na liga espanhola impactaram os projetos da organização, o Daniel Alonso analisa que a presença de patrocinadores mostra um ‘caminho certo’.
“Atrapalha os nossos planos e a nossa construção de marca? Atrapalhou, mas também eu acredito, de verdade, que saímos mais reforçados. Pela aposta real contra todos esses casos de discriminação, xenofobia e tal”, disse o delegado da liga espanhola em solo brasileiro.
“E que as nossas marcas continuem com a gente e apostem mais pela gente, acredito que é uma amostra de que a gente está fazendo o certo, o trabalho da nossa parte”, apontou Daniel Alonso.
O representante da La Liga acredita que se a resposta não fosse adequada, outras marcas tentariam se ‘afastar’ da liga espanhola.
“Se não, nenhuma marca se quer aproxima, nem encostar, em ninguém que tenha nada a ver com esses casos e elas continuam apostando por a gente, e apostam ainda mais forte. Então, já acho que, vou falar como Daniel (Alonso), as vendas são o que marcam se o produto for bom”, concluiu o ‘delegado’ da liga espanhola.