Os alemães fizeram valer o fator local e garantiram um triunfo por 1 a 0 contra o atual campeão da Conference League; saiba mais
Nesta quinta-feira (07/03), o Freiburg recebeu o West Ham em seu estádio, na Alemanha, para a disputa da partida de ida das oitavas de final da Liga Europa.
Os alemães vieram para a partida em meio a uma campanha inconstante na Bundesliga. A equipe está apenas na nona colocação e tem dificuldades para se manter na zona de classificação para as competições europeias.
Do outro lado, o West Ham vive uma situação muito parecida na Inglaterra. O time de David Moyes faz uma campanha muito superior à 2022/23, quando brigou contra o rebaixamento praticamente durante o ano todo. Apesar disso, os hammers dificilmente conseguirão uma vaga para as competições europeias pela Premier League, forçando-os a fazer uma boa caminha na Liga Europa.
Como foi o jogo entre Freiburg e West Ham na Liga Europa?
A partida começou com o Freiburg mantendo a posse da bola com passes curtos e tentando dominar o adversário. Apesar disso, a equipe tinha grandes dificuldades de criar chances de gol, fazendo com que os primeiros minutos passassem sem finalizações importantes.
O West Ham passou a ameaçar um pouco mais na metade do primeiro tempo, quando o atacante Kudus passou a tentar jogadas individuais no campo de ataque, finalizando uma vez aos 23 minutos, contudo, acabou errando o alvo.
O Freiburg respondeu aos 34 minutos, quando Eggestein aproveitou rebote na entrada da área e bateu dali mesmo, levando perigo ao West Ham ao chutar por cima do travessão.
O primeiro tempo deu lugar ao segundo com a expectativa de maiores emoções, após um início de jogo muito estudado e com poucas finalizações claras.
Aos 60, Vincenzo Grifo recebe na entrada da área do West Ham, encontra o espaço e bateu para o gol, acertando por cima do gol e novamente levando perigo ao gol dos visitantes.
Já o West Ham voltou a ter oportunidades aos 66, quando Jarred Bowen invadiu a área e teve a chance de marcar. Ele chutou no lado esquerdo da meta, porém, o goleiro Atubolu estava bem posicionado e fez a defesa.
O Freiburg respondeu aos 74, com Kiliann Sildillia. O atleta subiu alto após levantamento na área e desviou de cabeça contra o gol do West Ham, contudo, a finalização não saiu forte o suficiente e ficou fácil para Fabianski defender.
Com o final do jogo se aproximando, o Freiburg abriu o placar aos 81, quando Michael Gregoritsch recebeu passe em profundidade muito bom de Roland Sallai e teve a frieza de mandar no cantinho do goleiro do West Ham, 1 a 0.
Com poucos minutos para o final da partida, não deu tempo para acontecer mais nada e o jogo de ida terminou com a vitória do Freiburg, que leva a vantagem para o confronto de volta, que acontecerá em Londres.