O comentarista Paulo Vinicius Coelho, o PVC, disse durante o programa De Primeira, do UOL Esporte, que o Palmeiras pode “imitar” o que o Real Madrid fez no Santiago Bernabéu após a extensa reforma no estádio.
Isso porque uma das decisões do Real Madrid foi a implementeção do gramado retrátil, que é retirado para que eventos sejam realizados no local. O Allianz Parque pode passar por isso.
“O Allianz Parque cogita, ainda não estuda, e para que tenha esse estudo é preciso ter um caminho de unidade entre Palmeiras e WTorre, que neste momento não existe, mas, no Palmeiras, se cogita que, imaginando que a partir de 2027 exista só gramado natural”, disse PVC, que seguiu:
“Vai se precisar avançar por uma solução de gramado retrátil, que demanda investimento em tecnologia e demanda tempo.”
Segundo PVC, isso pode ser “necessário para todos os clubes”
PVC lembrou ainda o estádio do Schalke 04, na Alemanha, que também é retrátil, mas funciona levando o gramado para fora, enquanto no Bernabéu o gramado desce.
“Gramado retrátil como o de Gelsenkirchen, da Alemanha, onde o gramado sai para tomar sol, ou como o Santiago Bernabéu, em Madri, que o gramado desce, vai para uma área abaixo do terreno onde ele é irrigado, drenado e cuidado”, apontou PVC, que seguiu ao falar que provavelmente todos os clubes precisarão passar por isso.
“Desce o gramado, sobe o palco. Acaba o espetáculo musical, desce o palco, sobe o gramado. Essa é uma solução que o Palmeiras começa a esboçar, mas que pode ser um esboço necessário para todos os clubes.”
O Palmeiras vive um problema com o Allianz Parque atualmente, já que o gramado sintético do local está danificado e uma troca está sendo realizada para que o clube retorne à sua casa.