Craque do Real Madrid, Vinícius Júnior sofre com atos racistas há um bom tempo no futebol espanhol e se tornou símbolo da luta antirracista. Em declaração no “De Primeira”, no Uol, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, analisou como a Espanha reage aos ataques contra o brasileiro, que se posiciona de forma clara sempre que possível.
“A intolerância está globalizada, é assustador, mas é assustador como a Espanha se relaciona com o Vinícius Jr. Por quê? Porque o Vinícius Jr. se manifesta contra o racismo, é por isso que ele vira o símbolo”, destacou o jornalista.
“O Vinícius é símbolo da luta antirracista e porque essa imagem do gol que ele comemora com o punho cerrado é uma imagem da luta antirracista eterna. A parte racista da Espanha não vai se manifestar contra o Mbappé, ela vai se manifestar contra quem se manifesta contra o racismo, por isso é o Vinícius Jr”, completou PVC.
Neste fim de semana, o Real Madrid enfrentou o Valencia, no Estádio de Mestalla, local onde Vini já tinha sido vítima de racismo por parte dos torcedores do clube espanhol. Após o time comandado por Carlo Ancelotti sair perdendo por 2 a 0, o astro brasileiro empatou a partida e comemorou com um gesto antirracismo.
Durante o jogo, a brasileira Anna Anjos, presente nas arquibancadas do estádio, flagrou uma cena lamentável: um menino, que estava no colo da mãe, chamou Vinícius Júnior de macaco. A torcedora brasileira revelou à ESPN que os gritos foram constantes ao longo dos 90 minutos.
Depois dos últimos acontecimentos, Vini fez uma postagem nas redes sociais e disse: “A luta continua”. Ele segue sendo destaque dentro das quatro linhas e um dos protagonistas do Real Madrid, que está firme na liderança de La Liga e sonha também com outras taças na temporada.