O britânico Alfie Hewett conquistou o título de simples da primeira edição do Wheelchair Tennis Elite, torneio de tênis em cadeira de rodas que acontece pela primeira vez no Rio Open.
Depois da vitória sobre o japonês Shingo Kunieda na semifinal, Hewett enfrentou na última sexta-feira, 23, o compatriota Gordon Reid, que é seu parceiro de duplas no circuito mundial, e venceu por 2 sets a 0, com duplo 6/3.
Neste sábado, Alfie Hewett e Gordon Reid se juntam para a disputa do título de duplas do torneio contra Shingo Kunieda e o brasileiro Daniel Rodrigues, jogo que acontece na Quadra Guga Kuerten, com transmissão ao vivo no site oficial do Rio Open e está previsto para noite. Vale lembrar que tanto Kunieda, quanto Rodrigues, também participaram da chave de simples.
Como funciona o tênis em cadeira de rodas
As semelhanças com o tênis convencional são muitas, mas existe a chamada regra dos dois quiques, que determina que o atleta cadeirante precisa mandar a bola para o outro lado antes que ela toque no chão pela terceira vez. As cadeiras utilizadas também são esportivas, com rodas adaptadas para um melhor equilíbrio e mobilidade. Não há diferença em relação às raquetes e às bolas. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Torcedores cobre o Rio Open até esse domingo
O site acompanha essa reta final de Rio Open, até o próximo domingo, 25 de fevereiro, com a grande decisão do torneio da série ATP 500. Ficaremos ligados nas semifinais entre Francisco Cerundolo e Sebastian Baez, de um lado do emparelhamento, e do outro, teremos o britânico, e atual campeão, Cameron Norrie enfrentando outro tenista argentino, Mariano Navone. Norrie, Baez e Navone eliminaram os brasileiros Thiago Wild, Thiago Monteiro e João Fonseca, respectivamente, na fase quartas de final.