Admirador do futebol brasileiro, Pep Guardiola citou grandes craques da seleção para falar sobre Erling Haaland. Mesmo com ótimos números na atual temporada, o atacante do Manchester City vem sendo cobrado por não marcar em jogos cruciais, como no duelo contra o Chelsea. Sem emitir nenhum alerta, o técnico lembrou cinco estrelas que precisaram de um forte psicológico para encarar fortes críticas.
Além de Neymar, Guardiola sinalizou Pelé, Romário, Ronaldo e Rivaldo como os brasileiros mais cobrados do futebol pentacampeão do mundo. Neste contexto, o comandante do Manchester City acredita que Haaland pode utilizar o cenário de pressão para provar, mais uma vez, seu valor em campo.
“Não é uma exclusividade de Haaland ou Guardiola. É assim. Estão esperando que não faça 56 gols. Estão esperando para que falhe. É assim. O desafio é: ‘Vou fazer gols. Você não quer? Quer? Vou provar’. Há sido sempre assim. No Brasil, com Pelé, Romário, Ronaldo, Rivaldo, agora com Neymar. Com todos.”
“Sempre foi assim e sempre será. Se quiser lutar contra isso, está perdido. A questão é dizer: ‘Quando o árbitro apita, eu jogo, você não. Agora eu vou mostrar que você está equivocado, eu tenho a razão’. A força que têm os atletas, hoje e sempre, é o esporte.”, disse Guardiola à ESPN.
Guardiola na seleção brasileira?
Vinculado até junho de 2025, Guardiola está focado no City, mas já planeja o futuro da carreira. Diante disso, existe a possibilidade do espanhol marcar presença na Copa do Mundo de 2023, já que participar do torneio é um desejo pessoal do técnico.
“Quando comecei, não pensava em ganhar as ligas, ser campeão da Champions. Pensava: se tenho trabalho, tudo bem. Gostaria de ter a experiência de viver uma Copa do Mundo, uma Eurocopa, uma Copa América, o que seja. Gostaria de vivenciar isso. Não sei quando, daqui cinco, dez, 15 anos, mas gostaria de disputar uma Copa como treinador.”, contou.