PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Tênis Torneio de cadeirantes do Rio Open terá final britânica

Torneio de cadeirantes do Rio Open terá final britânica

Disputa é inédita dentro da programação do ATP 500 carioca

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Alfie Hewett é o atual líder do ranking mundial (Divulgação/Fotojump)

Alfie Hewett é o atual líder do ranking mundial (Divulgação/Fotojump)

O Rio Open, dentro de sua programação, tem de forma inédita, uma disputa de tênis em cadeira de rodas. O torneio, que já começou na fase semifinal, conheceu seus finalistas, na última quinta-feira, 22 de fevereiro. Os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid vão decidir nesta sexta-feira (23), o título do Wheelchair Elite Rio, torneio de tênis em cadeira de rodas que acontece pela primeira vez.

Em partidas equilibradas e decididas apenas no match tie-break, Hewett derrotou o japonês Shingo Kunieda, enquanto Gordon Reid superou o brasileiro Daniel Rodrigues. A grande decisão, segundo cronograma oficial, não acontece antes das 19h, desta sexta-feira (23), na quadra 1 do complexo montado no Jockey Club Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Finalistas já foram primeiro do ranking da modalidade

Vale ressaltar que tanto Alfie Hewett e Gordon Reid, já lideraram o ranking mundial do esporte paralímpico.

Número 2 do mundo em simples e 1 em duplas, o britânico Alfie Hewett, de 26 anos, lidera o tênis em cadeira de rodas atual e vem em excelente fase, tendo terminado 2023 como o número 1 pela primeira vez em sua carreira e sendo coroado pela ITF (Federação Internacional de Tênis, em inglês) pelo feito. Entre os seus mais de 100 títulos conquistados em carreira profissional, o britânico é dono de 27 títulos de Grand Slam entre simples e duplas, além de três medalhas em Jogos Paralímpicos e seis títulos de Masters.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O seu parceiro, com quem divide o atual posto de número 1 do mundo nas duplas, Gordon Reid também tem um currículo de peso. Com mais de 100 títulos também conquistados e ex-número 1 do mundo em simples, o britânico tem o circuito de duplas como a sua maior especialidade, onde conquistou 23 de seus 25 títulos de Grand Slams.

Como funciona o tênis em cadeira de rodas

As semelhanças com o tênis convencional são muitas, mas existe a chamada regra dos dois quiques, que determina que o atleta cadeirante precisa mandar a bola para o outro lado antes que ela toque no chão pela terceira vez. As cadeiras utilizadas também são esportivas, com rodas adaptadas para um melhor equilíbrio e mobilidade. Não há diferença em relação às raquetes e às bolas. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Programação do Rio Open desta sexta (23/02)

QUADRA GUGA KUERTEN – 16h30
[WC] Thiago Monteiro (BRA) vs [5] Sebastian Baez (ARG)

Não antes de 18h
Thiago Seyboth Wild (BRA) vs [2] Cameron Norrie (GBR)
[WC] João Fonseca (BRA) vs [Q] Mariano Navone (ARG)

PUBLICIDADE

QUADRA 1 – 16h
[4] Francisco Cerundolo (ARG) vs Dusan Lajovic (SRB)
Nicolas Barrientos (COL) / Rafael Matos (BRA) vs Simone Bolelli (ITA) / Andrea Vavassori (ITA)

Não antes de 19h
[3] Maximo Gonzalez (ARG) / Andres Molteni (ARG) vs Alexander Erler (AUT) / Lucas Miedler (AUT)
Final – Wheelchair Tennis Elite Pro – [1] Alfie Hewett (GBR) vs Gordon Reid (GBR)

PUBLICIDADE

Torcedores.com acompanha partidas da quadra principal

Lembramos que, por mais um dia, o Torcedores vai ficar de olho nas partidas da quadra principal do Rio Open, além dos bastidores, com tudo que acontece, fora das quadras.

Better Collective