
Brehme no Kaiserlautern (Divulgação / Kaiserlautern )
O ex-jogador alemão Andreas Brehme morreu nesta terça-feira (20), aos 63 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele foi socorrido e levado às pressas para um hospital de Munique, mas não resistiu.
Brehme foi o herói da Alemanha na Copa do Mundo de 1990 ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 na final contra a Argentina. Ele cobrou a penalidade máxima para vencer o goleiro Goeycoechea, exímio pegador de pênaltis.
Além da Copa de 1990, Brehme teve carreira vitoriosa na Alemanha e na Itália
Andreas Brehme foi revelado pelo Uhlenhorst, em 1977, saindo para o Saarbrucken, em 1980, e depois para o Kaiserlautern, em 1981, onde se tornou ídolo e se firmou até 1985.
Não conquistou títulos pelo clube em sua primeira passagem e saiu para o Bayern de Munique, onde foi campeão alemão em 1986/87.
Foi negociado com a Inter de Milão em 1988, onde fez sucesso. Foram quatro temporadas no gigante italiano, sendo campeão italiano, da Supercopa da Itália e também da Copa da UEFA, atual Liga Europa. Passou pelo Zaragoza, da Espanha, e em 1993 voltou ao Kaiserlautern, time do qual se tornou ídolo.
Em sua segunda passagem, foi campeão pelo clube. Conquistou a segunda divisão do futebol alemão em 1996/97 e no ano seguinte se aposentou como campeão da primeira divisão do futebol alemão, a Bundesliga, em 1997/98.
Pela seleção alemã, Brehme disputou três Eurocopas, em 1984, 1988 e 1992. Esteve ainda nos Jogos Olímpicos de 1984 com a equipe nacional.
Em Copas do Mundo teve três participações: em 1986, sendo vice-campeão para a Argentina, no México, em 1990, quando conquistou o título como herói na Itália, também contra a Argentina, e ainda em 1994, no Mundial disputado nos Estados Unidos.