Principal talento brasileiro revelado neste século, Neymar naturalmente recebe grande pressão na seleção. Apesar de ter se tornado o maior artilheiro da história da ‘amarelinha’ e ter tido ótimos momentos, ele ainda não venceu a Copa do Mundo e é criticado frequentemente por parte da mídia e torcedores.
O lateral-direito Danilo, que jogou com o camisa 10 também em tempos de Santos, o defendeu: “O futebol sempre tem essa coisa de comparação, principalmente de olhar para o lado e achar que tem um jogador melhor aqui ou ali… O Neymar sempre foi esse cara da seleção brasileira, muito mais responsabilizado que os outros”, começou explicando o lateral, que ainda prosseguiu:
“Se a seleção ganha foi todo mundo, se perde foi o Neymar que jogou nada. Normalmente, no dia a dia, a gente sente com ele a pressão que vem em cima. Não estou para julgar se é justo ou não, mas é a pressão que é. A gente sempre tentou dividir as alegrias e as tristezas”, explicou Danilo, em entrevista para a TNT Sports; confira:
Como mérito, Neymar ganhou a Copa da Confederações sendo o protagonista, em caminho até o título que teve a Itália, Uruguai e a grande potência da época, a Espanha. Além do mais, foi destaque no primeiro ouro olímpico do futebol brasileiro, no Maracanã, contra a Alemanha.
Por outro lado, ainda não teve sucesso em Copas do Mundo e sofreu com lesão em duas edições, em 2014 e 2022. No Catar, ele marcou o gol que estava decidindo a vaga contra a Croácia, nas quartas de final, mas a equipe comandada por Tite sofreu o empate e foi eliminada nos pênaltis de forma decepcionante.
Hoje com 32 anos, Neymar ainda sonha com o título da Copa para se consagrar de vez entre os gigantes da história do Brasil e do futebol mundial. Ele vem sofrendo com lesões nos últimos anos e atualmente se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, com previsão de volta apenas para agosto deste ano.