O São Paulo rompeu seu contrato com James Rodríguez e o jogador não atua mais pelo clube após uma passagem de apenas 14 jogos, com um gol marcado. Para o comentarista Arnaldo Ribeiro, no programa De Primeira, do UOL, o colombiano foi “um dos grandes fracassos” do clube paulista nos últimos anos.
O jogador jamais conseguiu se firmar no time titular e perdeu dois pênaltis em sua passagem, sendo um deles na eliminação da equipe para a LDU, na Copa Sul-Americana 2023.
“Esse tipo de contratação não tem nada a ver com o São Paulo. Toda vez que o São Paulo partiu para cima desse tipo de jogador, ele se deu mal. Quando ainda era vencedor, o São Paulo não tinha esse tipo de jogador. Quando caiu na tentação de ‘soberano’ se afundou”, lembrou Arnaldo Ribeiro sobre a busca por um nome renomado como James Rodríguez, ex-Real Madrid e Bayern de Munique.
“O primeiro foi Adriano, que nem jogou mal no São Paulo, mas não ganhou nada. Desde Adriano, o São Paulo tentou vários outros e não ganhou nada. Voltou a ganhar com aquele time ‘ok’ do Crespo no Paulista, ganhou a Copa do Brasil sem o James, e ganhou a Supercopa sem o James. O São Paulo é melhor sem o James. Prejuízo o São Paulo vai ter. Resta saber como, quanto e quando ele pagará. Foi um dos grandes fracassos da história recente do São Paulo esse tipo de contratação.”
James chegou junto com Lucas ao São Paulo
O meia colombiano foi anunciado pelo São Paulo em agosto e apresentado à torcida ao lado de Lucas, no Morumbi, mas demorou a entrar em forma para estrear.
O atleta não fez parte da campanha do título da Copa do Brasil e disputou poucos jogos pelo São Paulo, com apenas um gol anotado, pelo Brasileirão, contra o Fortaleza. Ele não foi com o grupo para o Mineirão para a disputa da Supercopa do Brasil que a equipe conquistou contra o Palmeiras.