Em análise sobre a arbitragem de Palmeiras x SPFC, pela Supercopa, Fábio Sormani aproveitou o momento para falar sobre Raphael Claus. Mesmo com a experiência de ter apitado o Choque-Rei, não houve uma escalação para o duelo no Mineirão. Diante disso, houve uma sinalização de que o profissional, que pertence ao quadro da Fifa, é torcedor do time alviverde.
“Braulio da Silva Machado é o árbitro do jogo. Eu acho uma boa. Poderia ser o Claus, mas tem um problema: todo mundo sabe que ele é palmeirense.”, disse Sormani, na Placar TV.
“Como assim?”, reagiu Felippe Facincani.
“Ele é palmeirense. Todo mundo sabe. Vai na minha.”, completou o jornalista.
Na sequência, Facincani apontou que Raphael Claus vem adotando uma postura justa nos jogos do Palmeiras. Porém, na visão de Sormani, o fato do árbitro ser torcedor do Palmeiras pode atrapalhar a presença em finais e outras partidas de peso.
“O Claus apitou jogo do Palmeiras, deu cartão pro Abel… apitou bem demais.”, afirmou Facincani.
“O cara torce em primeiro lugar para ele mesmo. Pode ter tido uma simpatia pelo Palmeiras, e não tem mais (…) Isso vai ser um problema para o Claus em jogos envolvendo o Palmeiras.”, completou Sormani.
Sormani relembra polêmica envolvendo Claus e Rafinha
Em outubro de 2023, Rafinha acabou sendo expulso na goleada do Palmeiras sobre o São Paulo. Ao sair de campo, o lateral-direito acusou Raphael Claus de ser torcedor do time alviverde, algo que, segundo Sormani, motivou uma busca sobre o passado do árbitro.
“O Rafinha disse que ele era palmeirense. Correram atrás, e ele era palmeirense na infância.”, afirmou.
Rafinha falou para o quarto árbitro: "Ei, o Claus é palmeirense."pic.twitter.com/T3byQnjM10
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) October 26, 2023