Os esportes eletrônicos voltaram a ser assunto no mundo olímpico nesta semana após Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), dizer em entrevista a uma agência de notícias chinesas que a 1ª olímpiada de e-sports pode acontecer em até dois anos.
“Poderíamos ter a primeira edição dos Jogos Olímpicos de e-sports em 2025 ou em 2026, no mais tardar”, afirmou. Bach disse também que os estudos do COI para o evento estão bem encaminhados, o que faz a entidade acreditar que chances de realização das olímpiadas inéditas de e-sports possam acontecer no próximo ano.
Um versão das olímpiadas voltada exclusivamente para os esportes eletrônicos é um sonho antigo do COI. Na abertura da 141ª sessão do comitê, em outubro de 2023, Bach informou que pediu um estudo para a realização do evento.
Em junho, o COI organizou um evento olímpico de e-sports, o Olympic Esports Series. Sem CS, a competição teve torneios de jogos como Chess.com, Gran Turismo, Tic Tac Bow, zWIFT, Tennis Clash e outros jogos.
Esta foi a segunda edição do torneio, que havia sido realizada pela primeira vez em 2021, com a Olympic Virtual Series.