A Ligue 1 está se animando com a queda de seleções favoritas na Copa Africana de Nações. Com jogadores da liga francesa, Gana, Tunísia e Argélia estão entre os escretes que já saíram da competição.
O efeito da competição continental africana passou a ser notável, com equipes como Olympique de Marseille enfrentando a ausência de jogadores importantes como Harit, Sarr, Ndiaye, Ounahi e Mbemba.
No entanto, o clube de Marselha não é o único a navegar por estas águas turbulentas, com vários outros times franceses tendo que lidar com baixas significativas.
As rodadas iniciais da Copa Africana de Nações de 2023 trouxeram surpresas com as eliminações precoces de seleções renomadas, como Gana, Tunísia e Argélia.
Esses resultados inesperados, que decepcionaram grandes nações do futebol africano, acabam sendo uma boa notícia para os clubes da Primeira Liga Francesa. Isso porque os jogadores retornam mais cedo do que o esperado, podendo assim reforçar suas equipes em meio às competições nacionais.
A volta antecipada de jogadores africanos está trazendo novo fôlego para os times franceses. O Lyon, por exemplo, já se prepara para reintegrar ao seu elenco o habilidoso Ernest Nuamah, que se destacou pelo Gana, aumentando suas opções de ataque e podendo entrar em campo já na próxima disputa.
Clubes como Lille e Nice igualmente se beneficiam ao receberem de volta atletas valorosos que estavam em competições internacionais.
O treinador do Lille, Paulo Fonseca, vê sua equipe ganhar mais força com a reintegração de Nabil Bentaleb e Adam Ounas, que deixaram suas seleções nacionais mais cedo do que o esperado.
Tais regressos podem ser cruciais para os clubes que buscam um equilíbrio mais constante e desempenhos melhores.
Equipes na Ligue 1 que estão experimentando esses reforços antes do previsto têm agora a chance de planejar o restante da temporada com um olhar mais estratégico.
A entrada desses jogadores que estavam na Copa Africana de Nações pode ser um fator chave não somente na luta por vagas nas competições europeias, mas também para escapar das ameaças de rebaixamento.
Mercado da bola também é um problema na Ligue 1
Muitas equipes que estão lutando para não cair na liga francesa também estão enfrentando a janela de transferências.
O time do Metz, por exemplo, que atualmente ocupa a 15ª colocação na Ligue 1, está empenhado em uma intensa disputa para evitar o rebaixamento. Porém, o mercado da bola tem sido um problema para a equipe francesa, que está prestes a confirmar a quinta saída durante a atual janela de transferências.
Na luta para se manter firme na primeira divisão do futebol francês, o Metz viu a chegada de apenas um jogador de peso neste período de transferências.
A contratação do atacante Georges Mikautadze representou uma adição importante à equipe, embora os torcedores estivessem na expectativa de mais reforços.
Entre os vários boatos que surgiram, houve uma atenção especial atenção para a especulação sobre um possível retorno de Yann M’Vila à Ligue 1. No entanto, as conversas esfriaram em razão das altas demandas salariais do jogador, deixando a situação no ar por enquanto.
Até agora, segundo o site Les Transferts, o FC Metz já perdeu quatro jogadores. Habib Maïga, Elisor, Lahssaini e Skuka já não fazem parte do plantel do clube, todos negociados.
Uma quinta saída no horizonte
A lista de jogadores que deixaram o clube pode aumentar nas próximas horas, já que Koffi Kouao, o goleiro de 25 anos, está prestes a assinar com o Schalke 04, que disputa a segunda divisão da Bundesliga conforme reportado pelo L’ Équipe.
Kouao, que chegou ao Metz no verão de 2022, participou de 11 partidas nesta temporada e agora está prestes a enfrentar um novo desafio na Alemanha.
Com contrato com o Metz até 2026, o jogador nascido na Costa do Marfim terá a chance de conhecer um novo país e um novo campeonato.
Vindo de Vizela, em Portugal, Kouao é visto como um atleta promissor que abraça a chance de crescer em um ambiente diferente. Os detalhes financeiros desta transferência iminente ainda são mantidos em sigilo.
O Metz, como outros clubes franceses, está em um processo de reformulação de seu elenco, buscando aprimorar a equipe para alcançar posições mais altas na tabela da Ligue 1 e evitar um descenso prematuro para a Ligue 2.