Leila Pereira, presidente do Palmeiras, deu uma entrevista ao ex-jogador Walter Casagrande Jr., que foi publicada na última quinta-feira (25) e um dos temas da conversa agradou em cheio ao jornalista Mauro Cezar Pereira.
Defensor da volta da torcida visitante aos clássicos em São Paulo, o colunista do UOL avaliou como muito positiva a opinião da mandatária do Verdão sobre o assunto e torce para que este seja um pontapé inicial para que as torcidas adversárias voltem aos estádios nos clássicos em breve.
“É raríssimo, se não inédito, um dirigente de tal calibre afirmar pública e categoricamente que discorda da tosca decisão que resiste, mesmo se mostrando ineficaz. Os confrontos de torcedores e mortes seguem acontecendo, seja dia de jogo, ou não, inclusive longe dos estádios“, elogiou o jornalista.
“Enquanto quem tem poder de decisão continuar castigando, banindo bandeiras com mastros, torcidas organizadas e torcedores visitantes, o problema não terá solução. Leila acerta, também, quando defende a punição ao indivíduo. Ao CPF, não prioritariamente ao CNPJ“, prosseguiu o comentarista esportivo.
“‘Eu sou totalmente contra a torcida única (…). Se algum brigão cometer alguma violência, ou dentro ou fora, é só a polícia dizer, ‘olha, é fulano de tal’ quem é que não entra mais. Tem que ter punição’, disse a dirigente palmeirense. Tomara que, da posição que ocupa, ela lute pelo banimento definitivo dessa medida inócua“, finalizou Mauro Cezar, torcendo para que a presidente do Palmeiras mantenha o tema em evidência.
Desde 2016, após um pedido do Ministério Público e da Secretaria de Segurança Pública, os clássicos no estado têm torcida única do mandante do jogo (o mesmo ocorre nos duelos entre Ponte Preta e Guarani, em Campinas).
No entanto, as brigas entre torcidas uniformizadas e até algumas mortes entre torcedores continuam acontecendo desde então, seja perto dos estádios ou mesmo bem distante do local dos clássicos.
Próximo jogo do Palmeiras
Depois de empatar com o Novorizontino na estreia e derrotar a Inter de Limeira, na segunda rodada, o Verdão se prepara para o primeiro clássico desta temporada neste domingo (28).
O time de Abel Ferreira vai enfrentar o Santos, no Allianz Parque, às 18h (de Brasília), em partida da terceira rodada da primeira fase do Paulistão 2024.