Home Futebol Admirado por Pelé, Jair Rosa Pinto foi peça fundamental para Palmeiras e Santos

Admirado por Pelé, Jair Rosa Pinto foi peça fundamental para Palmeiras e Santos

O jogador carioca foi um dos melhores meias da sua época e ajudou no desenvolvimento do Verdão e do Peixe durante a década de 1950

Mateus Claudino
Colaborador do Torcedores.com.
Crédito: Acervo Histórico / Palmeiras

Crédito: Acervo Histórico / Palmeiras

O jogador carioca foi um dos melhores meias da sua época e ajudou no desenvolvimento do Verdão e do Peixe durante a década de 1950

Em 22 de janeiro de 1955, em partida válida pelo Campeonato Paulista de 1954, o Palmeiras derrotou o Santos por 5 a 1 em pleno Palestra Itália, ou Parque Antártica para quem preferir, com ajuda do grande meia Jair Rosa Pinto. Aliás, esse foi o torneio conquistado pelo Corinthians sobre o Alviverde. E foi também a última conquista do Timão antes do Jejum de 22 anos sem título estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Voltando para janeiro de 1955, esse clássico marcou um grande show do Palmeiras sobre o Santos. Walter foi o responsável por marcar em favor do time santista. Já a vitória palmeirense foi construída por Humberto Tozzi, que marcou três gols, sendo mais tarde o artilheiro do campeonato com 36 gols marcados. Ney, que também marcou no jogo decisivo contra o Corinthians, marcou um gol. E Jair Rosa Pinto marcou mais um gol.

Jair Rosa Pinto foi um dos grandes jogadores do futebol brasileiro. Fez parte do primeiro elenco brasileiro a ser vice-campeão da Copa do Mundo. Neste caso, estou me referindo a edição de 1950, realizada no Brasil e conquistada pelo Uruguai. No mesmo ano, este jogador foi campeão paulista pelo Palmeiras e depois foi jogar no Santos, conquistando os títulos estaduais em 1956, 1958 e 1960.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Jair Rosa Pinto

Ele fez parte de dois grandes elencos do futebol brasileiro. No Palmeiras, por onde conquistou o campeonato estadual, jogou 248 vezes, venceu 145 jogos e marcou 74 gols. A primeira partida foi em 01 de setembro de 1949, quando o Verdão derrotou a Portuguesa por 3 a 1. Durante esse tempo, também foi peça importante para a conquista da Copa Rio de 1951, um dos mais importantes torneios com relevância internacional.

Foto: site oficial do Palmeiras

Marcou seu último gol pelo Palmeiras em 23 de outubro de 1955, no empate com o Jabaquara por 3 a 3. Sua despedida foi em 06 de novembro do mesmo ano, na derrota para o XV de Jaú por 3 a 0. Seu próximo destino foi o rival Santos, onde foi bastante importante para o elenco.

Ao chegar na Vila Belmiro, jogou com craques como Pepe, Coutinho, Zito e Pelé. Ao passar dos anos, todos elogiaram Jair Rosa Pinto por sua habilidade e também sua inteligência durante as partidas. Estreou com a camisa do Peixe em 19 de março de 1956, contra o Boca Juniors. No geral, disputou 195 partidas e marcou 34 gols.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
“Tenho por ele muita admiração e uma enorme gratidão. Ele me orientou demais no começo da minha carreira”, afirmou Pelé

O atleta nasceu no Rio de Janeiro, no dia 21 de março de 1921. Além de Palmeiras e Santos, também jogou no Madureira, Vasco, Flamengo, São Paulo e Ponte Preta. Faleceu em 28 de julho de 2005.

Principais títulos

Campeonato Carioca 1945 (Vasco)

Campeonato Paulista 1950, 1956, 1958 e 1960 (Palmeiras e Santos)

Taça Cidade de São Paulo 1950 e 1951 (Palmeiras)

PUBLICIDADE

Copa Rio 1951 (Palmeiras)

Torneio Rio-São Paulo 1951 e 1959 (Palmeiras e Santos)

Copa América 1949 (Seleção Brasileira)

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial