Com o título da Champions League na temporada passada, Pep Guardiola se tornou um dos maiores vencedores da história do futebol. O treinador espanhol venceu sua terceira edição da competição, deixando para trás concorrentes diretos e se aproximando cada vez mais de novos recordes.
Até o momento, Pep Guardiola venceu a Champions League por dois clubes diferentes, Barcelona, 2 vezes e Manchester City, 1 vez. Durante as duas primeiras conquistas, ele teve a oportunidade de liderar o Barça que tinha em seu plantel nomes como Xavi, Iniesta, Puyol e Messi.
Já no ano passado, ele conquistou a tríplice coroa (Champions, Copa da Inglaterra e Premier League) no comando do Manchester City, que contava com nomes como Bernardo Silva, De Bruyne e Haaland.
Durante entrevista nesta semana, o treinador espanhol foi perguntado sobre sua preferência quanto aos times que comandou, o Barcelona do final da década de 2000 ou o Manchester City atual.
“É como a mãe ou o pai!”, respondeu o treinador, de formar curta e evitando entrar em polêmicas.
Guardiola pode voltar a conquistar títulos em 2023/24
Devido ao imenso sucesso em 2022/23, não chega a ser surpresa que os citizens continuam a serem alguns dos favoritos para vencerem as principais competições do futebol europeu.
O time inglês está na disputa das oitavas de final da Champions League, tendo pela frente o Copenhague no próximo mês e, diante disso, está muito vivo na competição. Ao lado de Real Madrid, Bayern de Munique e Arsenal, o Manchester City continua cotado como uma das maiores forças do campeonato.
Já na Premier League, o cenário é semelhante, com a concorrência direta de Aston Villa, Arsenal e Liverpool, o Manchester City vem tendo dificuldade para se manter na liderança da competição, estando atualmente na segunda colocação.