Com o objetivo de fomentar mais o paradesporto, com a revelação de mais atletas, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa passa a incluir, entre suas modalidades, o tiro com arco, tiro esportivo e bocha. O cronograma, já conta com atletismo, natação e halterofilismo, que ocorrem desde 2021.
Para dirigentes e atletas, essa movimentação, por parte do Comitê Paralímpico Brasileiro, é positivo.
“Considero as mudanças no Meeting muito boas. Quanto mais conseguirmos levar o esporte para perto das pessoas, melhor, porque é mais fácil do que trazer as pessoas para o esporte. Isso irá agregar bastante e somar às competições de alto rendimento, como o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil de tiro esportivo. Espero que a iniciativa tenha um grande sucesso”, disse o paulista Alexandre Galgani, único representante do Brasil no tiro esportivo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e com vaga garantida para a edição de Paris 2024 do megaevento.
Alberto Cesar Moreira, vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (Brasil Arco) agradeceu ao CPB pela inclusão da modalidade nos Meetings. “Vimos este novo formato de meeting como uma grande oportunidade de desenvolvimento da modalidade e de descobrimento de novos talentos desportivos. O evento irá dar a oportunidade de novos atletas participarem das competições, pois oferece distância de 10 metros, para iniciantes, ou 18 metros, para mais experientes”, avaliou o dirigente, em entrevista ao site oficial do Comitê.
Evento passará por capitais em 2024
As primeiras etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de 2024 acontecerão em Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) no dia 24 de fevereiro. A última ocorrerá de 20 a 22 de junho, em São Paulo (SP) – confira todas as datas abaixo. A expectativa do CPB é de que 11 mil atletas se inscrevam para as disputas desta temporada. Evento tem 23 datas programadas para 2024 em várias partes do Brasil.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo CPB, desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Entre 2021 e 2023, reunia provas de atletismo, natação e halterofilismo, sendo que cada cidade sediava disputas de, pelo menos, uma dessas modalidades.
No ano passado, o Meeting teve sua primeira etapa em julho e passou por dez cidades, com mais de 3 mil atletas inscritos.
Datas previstas para os Meetings
Porto Alegre (RS) e Rio Branco (AC) – 24 de fevereiro
Porto Velho (RO) – 2 de março
Florianópolis (SC) – 2 e 3 de março
Cuiabá (MT) – 9 de março
Curitiba (PR) – 9 e 10 de março
Salvador (BA) – 16 de março
Campo Grande (MS) – 16 e 17 de março
Aracajú (SE) e Goiânia (GO) – 23 de março
Palmas (TO) – 6 de abril
Recife (PE) – 6 e 7 de abril
João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG) – 13 e 14 de abril
Natal (RN) e Vitória (ES) – 27 de abril
Rio de Janeiro (RJ) – 10 e 11 de maio
Fortaleza (CE) – 11 de maio
Boa Vista (RR) e Teresina (PI) – 18 de maio
Manaus (AM) e São Luís (MA) – 25 de maio
Macapá (AP) e Belém (PA) – 8 de junho
Brasília (DF) e Maceió (AL) – 15 de junho
São Paulo (SP) – 20, 21 e 22 de junho