O jornalista Juca Kfouri, em sua coluna no UOL Esporte, criticou a FIFA pelo prêmio The Best de melhor jogador do mundo para Lionel Messi pela oitava vez. O argentino, que atuou por PSG e Inter Miami, dos Estados Unidos, pouco atuou em 2023. A Copa do Mundo conquistada com a Argentina em 2022 não entra na conta.
“Prêmios em regra causam polêmicas e é natural que seja assim. O da FIFA para o melhor jogador do mundo apenas raramente fugiu à regra. Tudo bem. Só que, agora, virou piada”, disse Juca Kfouri, que seguiu.
“Ao incluir votação popular, desmoralizou-se. Por que Lionel Messi e não Erling Haaland? Nem o gênio argentino sabe, tão certo de que o norueguês seria o vencedor que não se dignou a ir à premiação.”
Messi foi eleito melhor do mundo mais uma vez
Lionel Messi foi agraciado com o título de melhor jogador do mundo pela FIFA pela oitava vez. Seu desempenho na Copa do Mundo com a seleção argentina foi considerado somente para a premiação anterior, na qual Messi também foi o vitorioso.
Erling Haaland, do Manchester City, era o favorito ao prêmio The Best, sendo o campeão e artilheiro da Premier League e da Champions League em 2023. Já Kylian Mbappé, do PSG, também estava na competição, porém era visto como uma surpresa na disputa pelo prêmio.
Messi, Haaland e Mbappé não compareceram ao evento de premiação, com o argentino nem mesmo pegando o troféu. Tanto o argentino quanto o norueguês ficaram empatados nas categorias de votação, mas Messi venceu por ter sido o mais votado pelos capitães das seleções nacionais.
Messi participou de apenas 32 partidas durante o período considerado pela FIFA para a premiação, fazendo 24 gols e dando oito assistências.