Após o anúncio do desligamento de Fernando Diniz como treinador interino da seleção brasileira, o nome de Dorival Junior para assumir a função efetivamente começou a ser especulado. Com isso, todo o planejamento do SPFC para 2024 acabou sendo prejudicado. Apesar da perda, o segundo ciclo do treinador no São Paulo pode ser considerado histórico e positivo, reveja os números.
Números de Dorival Junior no SPFC
O agora técnico da seleção brasileira teve sua primeira passagem pelo Morumbi em julho de 2017. Naquela época, o SPFC havia sido eliminado de todas as competições e tinha como principal objetivo evitar o rebaixamento. Dorival Junior evitou a Série B e finalizou o ano com 26 partidas sendo, 10 vitórias, 9 empates e 7 derrotas.
Em 2018, o treinador não teve bom aproveitamento no Paulistão e foi desligado. Desta forma, a primeira passagem de Dorival Junior no São Paulo teve 40 partidas, 17 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, completando um aproveitamento de 51,6%.
Para sua segunda passagem, o treinador chegou em 2023 para substituir Rogério Ceni e teve números melhores. Com chegada em abril da temporada passada, Dorival Junior completou 54 partidas com o SPFC, sendo 25 vitórias, 13 empates e 16 derrotas, com um aproveitamento de 54,3%.
Entretanto, para os torcedores do Tricolor Paulista, a passagem de Dorival Junior no SPFC será lembrada pela conquista inédita da Copa do Brasil em 2023. Além disso, por conta do título, o time do Morumbi voltará a disputar a Libertadores em 2024 e voltou ao cenário de títulos de expressão no futebol brasileiro.
Desta forma, a diretoria do SPFC corre nos bastidores para garantir um substituto à altura. Após a negativa de Juan Pablo Vojvoda, o nome de António Oliveira, do Cuabá está em pauta no mercado da bola. Por enquanto, o time continua treinando sob o comando de Lucas Silvestre, filho e auxiliar técnico de Dorival Junior.