Um dos clubes brasileiros com a maior folha salarial, o Atlético-MG teve em 2023 apenas um título: o Campeonato Mineiro.
Na Libertadores, maior objetivo na temporada, o Galo foi eliminado novamente pelo Palmeiras nas quartas de final.
Na Copa do Brasil houve uma amarga eliminação para o Corinthians nas oitavas de final após derrota para o Corinthians nos pênaltis.
No Brasileirão, o Galo mostrou poder de reação no returno e conseguiu a terceira colocação. Por pouco, não conseguiu o título.
Apesar do sentimento de que a temporada poderia ter sido melhor, o Atlético-MG teve alguns destaques individuais em 2023. O Torcedores.com selecionou quatro deles abaixo:
Paulinho
Um dos reforços que chegaram no início de 2023, o atacante teve a sua melhor temporada na carreira. Foram 31 gols e oito assistências em 61 jogos. O camisa 10 fez ótima dupla de ataque com Hulk e iniciará 2024 em alta. Ele foi o artilheiro do Brasileirão, com 20 gols.
O bom futebol lhe rendeu a primeira convocação para a seleção brasileira principal na última Data Fifa de 2023.
Hulk
O atacante foi o vice-artilheiro atleticano em 2023, com 30 gols em 59 jogos. O camisa 7 só ficou atrás de Paulinho.
Hulk formou com o camisa 10 a dupla de ataque mais goleadora do futebol brasileiro na última temporada.
Everson
Com grandes defesas, o goleiro cresceu na reta final do Brasileirão e deu pontos importantes para o Galo, que conseguiu a classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores 2024, algo que parecia improvável.
Everson foi fundamental para a equipe encerrar o Brasileirão como a defesa menos vazada ao lado do arquirrival Cruzeiro.
Guilherme Arana
Fora de boa parte da temporada 2023 devido à grave lesão no joelho, o lateral-esquerdo Guilherme Arana voltou aos gramados em junho e mostrou por que é um dos mais talentosos da posição no futebol brasileiro. Foram 32 jogos, com dois gols e uma assistência.
O bom futebol lhe rendeu convocação para os jogos contra Uruguai e Venezuela, em outubro, pelas Eliminatórias.