O Internacional não conseguiu acabar com o incômodo jejum recente de taças em 2023, mas promete uma equipe competitiva aos torcedores para o ano que vem. Assim, o Torcedores.com relembra 10 momentos marcantes do Colorado na temporada que está acabando.
Eliminação colorada no Gauchão
O Internacional fez uma campanha irregular no Campeonato Gaúcho. O desempenho no estadual foi marcado pela queda nos pênaltis para o Caxias nas semifinais em pleno Beira-Rio, em 26 de março. Os torcedores colorados se revoltaram e invadiram o gramado. Um deles carregava uma criança no colo.
Contratação de Enner Valencia
Em fevereiro, Alessandro Barcellos, presidente do Internacional, acertou a vinda de Enner Valencia para o Colorado a partir de julho. O centroavante equatoriano assinou um pré-contrato e pediu segredo para a diretoria do clube gaúcho, em respeito ao Fenernahçe, onde ainda tinha vínculo. Por quase quatro meses, o Internacional negou oficialmente a vinda do camisa 13, que seria oficializada em 12 de junho.
Fracasso na Copa do Brasil
Os torcedores do Internacional presenciaram mais uma eliminação no Beira-Rio. Em 31 de maio, os colorados viram o América-MG se classificar para as quartas-de-final da Copa do Brasil. Mesmo com um time misto, o Coelho venceu a ida na Arena Independência com dois gols de pênalti no final do jogo. Na volta, o Colorado chegou a abrir 3 a 0 no primeiro tempo, mas o time mineiro diminuiu na etapa final, levando a partida para as penalidades máximas. O América-MG levaria a melhor.
Janela colorada do meio do ano
Para muitos, o Internacional foi quem melhor contratou na janela de transferências encerrada em agosto. Além de Enner Valencia, o Colorado também estreou nomes como Sergio Rochet, Charles Aránguiz, Hugo Mallo e Bruno Henrique a partir de julho. O clube gaúcho elevou a qualidade da equipe e também procurou encorpar o elenco.
Demissão de Mano Menezes
Diante das quedas no Gauchão e na Copa do Brasil e com as atuações pouco convincentes na Libertadores e no Brasileirão Série A, Mano Menezes seria demitido em 17 de julho. O técnico não conseguiu repetir o bom trabalho de 2022 e se despediu sem deixar saudades aos colorados.
Retorno de Coudet ao Internacional
Com a saída de Mano, o caminho ficou livre para a volta de Eduardo Coudet, que deixou Porto Alegre em novembro de 2020. O argentino havia pedido demissão do Atlético-MG em junho e foi oficializado pelo Internacional em 19 de julho.
Epopeia contra o River
Internacional e River Plate realizaram duas grandes partidas pelas oitavas da Libertadores. Na ida, Rochet fechou o gol em Buenos Aires e impediu uma derrota maior que a de 2 a 1. Na volta, o Colorado vencia por 2 a 0 no Beira-Rio, até levar um gol nos acréscimos. Na longa decisão de pênaltis com 20 cobranças, que teve até mudança de lado por conta do desgaste da marca da cal, o time de Coudet ganhou por 9 a 8 e passou para as quartas, numa noite épica de 8 de agosto.
Frustração diante do Fluminense
Depois de passar nas quartas pelo Bolívar com direito a vitória em La Paz, o Internacional encarou o Fluminense em dois eletrizantes confrontos nas semifinais. O 2 a 2 no Maracanã foi lamentado pelo Colorado ter um a mais desde o primeiro tempo. No jogo da volta, o time de Coudet vencia até o final do segundo tempo, quando o Fluminense obteve uma histórica virada com dois gols relâmpagos, ganhando por 2 a 1 num 4 de outubro amargo para os colorados.
Coudet enfim desencanta em Grenais
Sem tempo para lamentar a traumática eliminação, o Internacional teve o Grêmio pela frente pelo Brasileirão Série A. Mesmo com o Grenal apenas quatro dias depois da queda para o Fluminense, o Colorado dominou o rival, vencendo por 3 a 2 em 8 de outubro. Foi o primeiro triunfo de Coudet diante do Imortal, já que o argentino não ganhou clássicos em sua primeira passagem em 2020.
Barcellos reeleito
Numa eleição marcada pela polarização entre as chapas, Alessandro Barcellos assegurou mais três anos de mandato. O atual presidente derrotou o candidato de oposição Roberto Melo, no maior pleito realizado por um clube brasileiro, ocorrido em 9 de dezembro. Quase 30 mil associados votaram.