Apesar da campanha positiva do Grêmio no Brasileirão, Renato Gaúcho não quis realizar promessas envolvendo 2024. Em entrevista ao podcast “Joga com a Dez“, o técnico apontou que, inicialmente, dois clubes do futebol nacional possuem uma vantagem em relação aos demais. Isso porque Palmeiras e Flamengo são os times mais bem estruturados financeiramente no país e podem realizar contratações de impacto.
“É difícil falar agora quem vai mandar bem. Em primeiro lugar, quem manda bem sempre tem uma vantagem, que são os clubes com dinheiro para contratar. Flamengo, Palmeiras… o Grêmio não está nessa fila de contratações.”, disse.
“A expectativa gira sempre em torno dos clubes com mais condições financeiras de contratar jogadores que podem fazer a diferença. Mas é muito cedo para se falar. A gente não sabe quem vai contratar, quem vai sair… essa pergunta fica mais pro final de janeiro.”, completou.
Além de Flamengo e Palmeiras, Renato Gaúcho mencionou que o Fluminense também possui uma vantagem. Porém, diferentemente da questão financeira, o atual campeão da Libertadores vai entrar em campo no próximo ano com uma equipe totalmente entrosada e que pode ficar mais forte com reforços pontuais.
“A vantagem do Fluminense é que está com o plantel pronto, um ou dois jogadores para reforçar. O grupo do Fluminense é bom. Mas sempre saem dois ou três e tem que chegar dois ou três.”, afirmou.
Renato Gaúcho não reprova título do Palmeiras
Mesmo com a reclamação do pênalti ignorado em Corinthians x Grêmio, Renato Gaúcho fez questão de exaltar o Palmeiras. Considerando que todos os times foram beneficiados e prejudicados, não houve uma forte crítica pelo vice-campeonato do Tricolor.
“Todos os clubes foram prejudicados, isso sempre vai acontecer no futebol. O Palmeiras foi campeão por méritos, o Abel fez um grande trabalho. Ninguém acreditava no Grêmio. O Palmeiras foi campeão com 20 vitórias, e o Grêmio foi vice com 21 vitórias. Todo clube oscilou e motivos para reclamar de tal jogo, faz parte do futebol brasileiro.”, pontuou.