Há exatamente um ano, o Palmeiras anunciava a venda do atacante Endrick ao Real Madrid. A joia, até então com 16 anos, tinha feito sete jogos e três gols pelo time profissional.
Muita coisa mudou nos últimos 12 meses. Apesar de momentos de oscilação no primeiro semestre, algo normal para um atleta que ainda não atingiu a maioridade, Endrick encerrou o 2023 sendo o grande diferencial do sistema ofensivo da equipe de Abel Ferreira.
O camisa 9, que ganhou sequência como titular na reta final do Brasileirão, foi decisivo com gols e levou o Palmeiras ao dodecampeonato. Ele fechou a competição como artilheiro do time, com 11 gols marcados em 31 jogos, números expressivos para um garoto de 17 anos.
Na temporada 2023, Endrick fez 14 gols em 53 jogos. O ótimo futebol pelo Palmeiras lhe rendeu convocação inédita para a seleção brasileira principal. O atacante entrou em campo nas derrotas para Colômbia e Argentina, ambas pelas Eliminatórias, mas teve pouco tempo para mostrar serviço.
Valor de mercado de Endrick dispara após a conquista do Brasileirão pelo Palmeiras
O primeiro valor de mercado de Endrick era de 15 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. Após ser protagonista no Brasileirão, o valor do camisa 9 disparou para 50 milhões de euros. Ao lado do espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e do francês Zaire-Emery, do PSG, o palmeirense é o atleta Sub-17 mais valioso do mundo.
Camisa 9 fecha patrocínios
Em novembro, Endrick rejeitou marcas gigantes e fechou acordo com a New Balance como fornecedora de material esportivo.
Após o fim do Brasileirão 2023, o atacante foi anunciado como embaixador da Neosaldina, marca da Hypera Farma. Inicialmente, o vínculo será válido por cinco anos. Ele ficará disponível para ações de branding, marketing e publicidade.
Quando o atacante se juntará ao Real Madrid?
Endrick só poderá se transferir ao Real Madrid em julho do ano que vem quando completar 18 anos. O garoto passa férias em Madrid e nesta sexta-feira (15) conhecerá as instalações do CT do futuro clube e no domingo (17), a convite do presidente Florentino Pérez, acompanhará o duelo contra o Villarreal, direto do camarote do Santiago Bernabéu.