Nesta quinta-feira (7), o New Orleans Pelicans foi derrotado pelo Los Angeles Lakers na semifinal do In-Season Tournament da NBA por 133 a 89, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. Com isso, os Lakers se classificaram para a final da primeira edição da Copa da NBA e enfrentarão o Indiana Pacers no sábado (9).
Entretanto, um dos grandes pontos negativos dos Pelicans foi o desempenho do pivô Zion Williamson. O astro de 23 anos terminou a partida com 13 pontos, dois rebotes, três assistências, convertendo seis de oito arremessos de quadra, com três turnovers cometidos e um plus-minus de -33.
Não foram apenas os números de Williamson que foram criticados, mas também o seu condicionamento físico. Segundo matéria do jornalista do The Times-Picayune, Christian Clark, durante a primeira parada do confronto do New Orleans, a jovem estrela sentou-se no banco do time e teve dificuldade para respirar. Além disso, Clark relata outro momento em que Williamson havia acabado de correr de volta para a defesa contestar um arremesso de três pontos de Taurean Prince, dos Lakers, parecendo sem fôlego apesar de o duelo ter completado menos de cinco minutos.
“Tenho que ser mais agressivo”, disse Williamson, de acordo com a matéria do The Times-Picayune. “Ele [referindo-se a LeBron James, dos Lakers] estava agressivo. Seus companheiros de time viram isso, e a energia se propagou. Tenho que ser mais agressivo e começar os jogos de forma mais eficaz”.
James, de 38 anos, foi o cestinha do jogo, marcando 30 pontos, além de ter contribuído com cinco rebotes e oito assistências, acertando 9 de 12 tentativas de quadra, incluindo todos os quatro da linha dos três pontos.
Conforme relatado por Clark, o vice-presidente executivo dos Pelicans, David Griffin disse que Williamson passou mais tempo nas instalações de treinamento da equipe durante a intertemporada mais tempo do que em qualquer outro ponto na carreira.
“Este foi o primeiro verão onde vimos Zion levar a sua profissão a série dessa forma e investir nela fora das quadras por conta própria, de uma maneira que é significativa”, declarou Griffin em setembro.
Contudo, no início da temporada, segundo a publicação de Clark, estava claro que Williamson se apresentou com sobrepeso, considerando até que o condicionamento físico dele regrediu.
A matéria do The Times-Picayune ainda relata que a falta de ética de trabalho de Williamson tem sido uma fonte de frustração dos Pelicans desde a sua seleção na primeira escolha geral do Draft de 2019.
“Os Pelicans têm enfatizado repetidamente para Williamson que a sua dieta e o seu condicionamento físico precisam melhorar”, escreveu Clark. “Fontes da equipe informaram ao The Times-Picayune que Williamson ‘não ouve’”.
Com a eliminação da Copa da NBA, os Pelicans estão com campanha de 12 vitórias e 11 derrotas, ocupando a oitava posição da Conferência Oeste. Na próxima segunda-feira (11), o time de Nova Orleans enfrenta o Minnesota Timberwolves, em casa, no Smoothie King Center.