Em busca de esquecer a coleção de fracassos de 2023, o Flamengo começa nesta sexta-feira (8) o seu ano de 2024. O técnico Tite, o presidente Rodolfo Landim, o vice-presidente de futebol Marcos Braz e outros membros da diretoria se reúnem para debater o planejamento da próxima temporada.
A ideia da reunião é definir renovações, saídas e nomes para reforçar o time em 2024. Apesar da conversa oficialmente estar marcada para esta sexta, o tema já é discutido desde antes do técnico Tite ser anunciado no cargo efetivamente. Agora, após avaliação diária do trabalho, o martelo será batido.
“Projeção de equipe começa a partir de agora. De interesses de atletas, de interesses do clube. Uma série de aspectos que são estruturais e da própria organização. A partir de agora e das performances que se determina”, disse Tite na última coletiva do ano.
Renovações
O Flamengo começou a temporada com medalhões em reta final de contrato. A definição das renovações aconteceria durante o ano e três delas já estão confirmadas. O lateral Filipe Luís decidiu se aposentar, enquanto o zagueiro Rodrigo Caio optou por buscar novos ares e deixar o clube. Ambos se despediram na partida contra o São Paulo, na última rodada do Brasileirão.
Já Bruno Henrique e Everton Ribeiro têm situações distintas. Enquanto o atacante renovou seu contrato por mais três anos, o meia vai iniciar as conversas sobre seu futuro a partir de agora. A ideia do Flamengo é oferecer mais um ano de contrato para Everton, que inicialmente gostaria de estender o vínculo por duas temporadas.
“Não tem nada apalavrado, negociado ainda, mas sempre tivemos bom relacionamento. Espero que a gente possa conversar e se resolva tudo”, afirmou Everton Ribeiro.
“Ciclos vão e vêm, é natural do futebol, e espero terminar da melhor maneira possível no Flamengo”, disse o capitão após o jogo contra o São Paulo.
Saídas do Flamengo
Embora tenham contrato em vigência, o Flamengo pode buscar negociar alguns atletas sem destaque e sem minutagem. O goleiro Santos, por exemplo, que virou terceira opção, está na mira de rivais como Grêmio, Athletico e Botafogo. O zagueiro Pablo também é cobiçado.
De acordo com apuração do Torcedores.com, em parceria com o canal Luiz Antônio RN, o lateral Varela tem sondagem do Peñarol e do River Plate. O uruguaio, inclusive, foi liberado pela própria diretoria para buscar um novo clube. Entretanto, acabou virando titular do Flamengo nos dois últimos jogos do ano e sua situação está em aberto.
A reportagem também apurou que o Flamengo aguarda propostas por outros atletas com maior importância na temporada como os zagueiros Fabrício Bruno e Léo Pereira. Quem também tem mercado são os jovens Wesley, Victor Hugo e Matheus Cunha. O primeiro esteve na mira do Barcelona, o meia atraiu olhares do Lyon e o goleiro chamou atenção da Premier League.
Reforços para Tite
A grande expectativa da torcida é por chegadas. Com grande verba disponível para contratações, o Flamengo já age no mercado e tem dois nomes encaminhados. São eles: De La Cruz e Léo Ortiz. O Rubro-Negro definiu que vai pagar os 16 milhões de dólares (cerca de R$ 78,5 milhões, na cotação atual) da multa do meia com o River Plate, conforme apuração da reportagem.
O zagueiro, por sua vez, já até confirmou ciência pelo interesse do Fla e as negociações serão intensificadas a partir de agora com o fim do Brasileirão. Ortiz é um nome aprovado por Tite, que já havia o convocado para a seleção.
Além de Ortiz, a zaga pode ganhar outro reforço tendo em vista as possíveis saídas de Léo Pereira, Fabrício Bruno e Pablo. O zagueiro João Victor, ex-Corinthians e atualmente no Benfica, está no radar da diretoria. Ele tem o mesmo agente de Léo Ortiz.
As laterais são outras duas posições que o Flamengo tem como prioridade para 2024. No momento, apenas nomes para a esquerda foram discutidos pela diretoria. O experiente Alex Sandro, em reta final de contrato com a Juventus, é um deles. O técnico Tite também se mostrou encantado com Juninho Capixaba, do Red Bull Bragantino.
Por fim, outro meia. Mesmo com o alto investimento em De La Cruz, o Flamengo não descarta a contratação de outro meia, tendo em vista as convocações. Vale lembrar que Arrascaeta e De La Cruz são convocados pelo Uruguai e a Copa América de 2024 não fará o Campeonato Brasileiro paralisar.