Certame nacional de 2023 teve emoção até o último minuto e grande amargando o primeiro rebaixamento da história
O Brasileirão contemplou nesta quarta-feira (06) a última rodada de disputa, com definição do título e o ocupante da vaga restante e indesejada na Série B do próximo ano. Na corrida contra o descenso, o Santos acabou sucumbindo no páreo contra Bahia e Vasco, e foi despromovido. Neste cenário, apenas dois grandes ostentam a façanha de jamais terem caído na competição.
Diante da derrocada do Peixe, Flamengo e São Paulo agora aparecem como os únicos dos 12 grandes que nunca disputaram a Série B do Brasileirão. Fundado em 2001, o Cuiabá também ostenta essa façanha. O Dourado subiu para a elite nacional em 2020, disputando o certame a partir do ano seguinte, e desde então, tem se mantido na primeira divisão.
Na última temporada, o Brasileirão não contemplou o descenso de nenhum time intitulado de grande. O último, antes do Santos, a amargar a degola, havia sido o Grêmio, que acabou caindo na temporada 2021. De volta à Série A, o Tricolor fez bonito em 2023, terminando como vice-campeão e garantido diretamente na fase de grupos da próxima Libertadores.
Para 2024, o Santos terá um cronograma de jogos enxuto, haja visto que o clube não obteve classificação para a Copa do Brasil. Ou seja, a temporada do alvinegro praiano se resumirá ao Paulistão e Brasileirão Série B. O fato de ter sido rebaixado também impacta diretamente nas cifras financeiras, uma vez que as cotas serão inferiores.
Os outros rebaixados do Brasileirão
Além do Peixe, que amargou a degola na última rodada, três times já chegaram ao ato final da Série A em 2023, despromovidos. América-MG, Coritiba e Goiás estarão na segunda divisão do próximo ano, ao passo que Vitória, Criciúma, Atlético-GO e Juventude subiram para a elite nacional.